Imprimir
PDF

Preserve o meio ambiente: saiba como ter uma rotina mais sustentável

Escrito por Assessoria de Comunicação.

O início do mês de junho é marcado pela Semana Nacional do Meio Ambiente, que começa no dia primeiro e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Esta data foi criada pela Organização das Nações Unidas com o intento de chamar a atenção de todos os governos mundiais sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

A preservação do meio ambiente deve ser tratada com extrema seriedade por nossos governantes, mas para que isso acontece com eficácia, é preciso que cada um faça a sua parte.

Alguns pequenos cuidados durante nossa rotina do dia a dia podem impactar positivamente a preservação do meio ambiente. Saiba o que você pode fazer para contribuir:

Energia

  • Ao invés de acender a luz durante o dia, abra as janelas e aproveite a luz natural.  Além de economizar energia elétrica, isso garante uma boa ventilação;
  • Substitua suas lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED que são mais econômicas e duráveis;
  • Não deixe a TV ou computador ligados quando você não estiver usando. Tire aparelhos que não estiverem em uso da tomada;
  • Painéis de energia solar estão se tornando cada vez mais acessíveis e já são uma alternativa a ser considerada para reduzir o consumo de energia elétrica.

Água

  • Responsável por um dos maiores desperdícios de água, a descarga pode se tornar mais econômica se tiver uma caixa acoplada. Com dois botões diferentes, pode-se dar descarga com apenas três litros de água (botão menor) ou seis litros (botão maior);
  • Colete a água da chuva através de calhas, cisternas ou tanques, e utilize-a para realizar tarefas que não necessitem de água potável, como molhar plantas, lavar o carro, o chão, dar descarga, etc;
  • Mantenha a torneira fechada enquanto estiver escovando os dentes e ensaboando louças;
  • Se tiver máquina lava-louças, iniciar o processo de limpeza apenas quando ela estiver cheia pode oferecer, em apenas um mês, uma economia de até 400 litros de água.

Lixo

  • Separe o lixo orgânico do reciclável e cobre da prefeitura da sua cidade a coleta seletiva.
  • Separe o lixo eletrônico – pilhas, baterias, celulares, etc. – dos demais e descarte em locais de reciclagem específicos para esses materiais;
  • Utilize sacolas retornáveis ou caixas para carregar suas compras quando for ao supermercado;
  • Ao fazer compras, leia as embalagens e opte por produtos que tenham a classificação “biodegradável”. Materiais biodegradáveis se decompõem pela ação de microorganismos e perdem suas propriedades químicas nocivas em contato com o meio ambiente.

Para manter o equilíbrio do ecossistema em que vivemos e que é fundamental para nossa sobrevivência, todos devemos assumir a responsabilidade e tomar atitudes que contribuam com a preservação.

Se você ainda não adota muitas dessas medidas que citamos, aproveite a Semana do Meio Ambiente para mudar hábitos e fazer a sua parte. Na Correta você encontra materiais e produtos que colaboram com a preservação, evitando o desperdício e contribuindo com a economia de recursos naturais.

Para comemorar essa data, passe na Correta e dê um presente para a sua casa se tornar mais sustentável. Nosso mundão agradece!


Correta Resende

(24) 3355-2420
resende@corretanet.com.br
Rua João Ferreira Pinto, 444
Jardim Jalisco - Resende
Fale com a loja de Resende

Saiba Mais

Correta Aterrado - VR

(24) 3347-9999 | 98126-2938
aterrado@corretanet.com.br
Av. Paulo de Frontin, 666
Aterrado - Volta Redonda
Fale com a loja do Aterrado

Saiba Mais

Correta Retiro - VR

(24) 3346-2420 | 98138-3792
retiro@corretanet.com.br
Av. Antônio de Almeida, 408
Retiro - Volta Redonda
Fale com a loja do Retiro

Saiba Mais

Correta Barra Mansa

(24) 3326-3191 | 99929-9966
barramansa@corretanet.com.br
Av. Domingos Mariano, 594
Centro - Barra Mansa
Fale com a loja Barra Mansa

Saiba Mais