Imprimir
PDF

Como preparar a casa para a terceira idade

Escrito por Assessoria de Comunicação.

Com a qualidade de vida da população aumentando, o número de pessoas que alcaçam a terceira idade cresce a cada ano.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgada pelo IBGE, o número de brasileiros com mais de 60 anos superou os 30 milhões em 2017, e a tendência é que o envelhecimento da população continue a acelerar.

Sendo assim, residências adaptadas às necessidades e condições dos idosos se torna algo fundamental para os cuidados com os nossos velhinhos.

Confira algumas dicas que a Correta preparou sobre como adaptar o lar para garantir a saúde e bem estar da terceira idade.

Revestimentos

De acordo com especialistas, o banheiro é o lugar mais propenso à queda de idosos. Para evitar isso, o indicado é usar pisos antiderrapantes ou, para quem não tem condições de trocar o piso, usar tapetes de borracha que grudam no chão.

As opções de revestimentos são inúmeras, como porcelanatos e pastilhas, o importante é ser antiderrapante, mesmo quando molhado. E lembre-se, tapetes nem pensar.

Apoio

Outro equipamento necessário no banheiro são as barras de apoio. É importante que elas sejas colocadas em torno do vaso sanitário, pia e área do chuveiro, para dar suporte e facilitar o movimento.

Colocar uma cadeira fixa dentro do box, com assento dobrável, também facilita na hora do banho e confere mais autonomia ao idoso.

Iluminação

Uma boa iluminação é fundamental para evitar acidentes. Local muito comum de queda, o corredor deve contar com uma iluminação adequada, principalmente à noite. É possível instalar sensores de presença, para que a luz se acenda automaticamente, ou deixar essa luz permanentemente ligada durante a noite.

A luz deve ser forte (é recomendado o uso de luzes LED amarelas) nos ambientes onde o idoso passa mais tempo. No quarto, é indicado instalar interruptores próximos a cama, para que o idoso não precise se levantar no escuro.

Circulação

A área de circulação da residência deve ser o mais desimpedida possível. O caminho deve estar livre de tapetes que dobrem, fios, objetos soltos e móveis com quinas pontiagudas.

As escadas também merecem atenção especial. É importante colocar fita adesiva antiderrapante próxima as bordas dos degraus, corrimão firme dos dois lados e iluminar bem esse caminho.

Fazer essas adaptações, além de necessário, é uma prova de amor e cuidado que todos nós gostaríamos de receber, e um dia também vamos precisar.

A maioria das mudanças são simples e requerem baixo investimento para implementar, como lâmpadas de LED e fitas e revestimentos antiderrapantes.

Tudo que você precisa para garantir a segurança e conforto do seus bons velhinhos, você encontra na Correta.

É a Correta ajudando a cuidar de quem sempre cuidou de você.


Correta Resende

(24) 3355-2420
resende@corretanet.com.br
Rua João Ferreira Pinto, 444
Jardim Jalisco - Resende
Fale com a loja de Resende

Saiba Mais

Correta Aterrado - VR

(24) 3347-9999 | 98126-2938
aterrado@corretanet.com.br
Av. Paulo de Frontin, 666
Aterrado - Volta Redonda
Fale com a loja do Aterrado

Saiba Mais

Correta Retiro - VR

(24) 3346-2420 | 98138-3792
retiro@corretanet.com.br
Av. Antônio de Almeida, 408
Retiro - Volta Redonda
Fale com a loja do Retiro

Saiba Mais

Correta Barra Mansa

(24) 3326-3191 | 99929-9966
barramansa@corretanet.com.br
Av. Domingos Mariano, 594
Centro - Barra Mansa
Fale com a loja Barra Mansa

Saiba Mais