Imprimir
PDF

Integre a cozinha com a sala de estar com elegância e bom gosto

Escrito por Assessoria de Comunicação.

Muito comum em projetos residenciais hoje em dia, integrar a cozinha à sala é literalmente juntar a fome com a vontade de comer.

Organização que funciona bem tanto para espaços amplos, quanto pequenos, ela permite maior aproveitamento e valorização dos ambientes, uma vez que esse conceito aberto (sem divisão por paredes) faz com que ambos os cômodos sejam apreciados como uma continuidade um do outro.

Outra grande vantagem dessa composição é facilitar a interação entre as pessoas, que permanecem todas reunidas no mesmo local, antes e durante as refeições.

Gostou da ideia? Veja algumas dicas para acertar no projeto e integrar sua cozinha à sala com sucesso.

Revestimento

Integração não quer dizer que os espaços não possam ser delimitados e, uma boa forma de conseguir isso, é por meio dos revestimentos. Note que, no exemplo acima, apesar de estarem no mesmo cômodo, a cozinha e a sala ganham revestimentos completamente diferentes, que inclusive se estendem até as bancadas. Uma ideia ousada que deu muito certo.

E não é só o piso que conta, você pode conseguir o mesmo efeito usando as paredes. Na residência acima, para marcar a área de cada ambiente, foram usados dois revestimentos diferenciados nas paredes. Auxiliando essa demarcação, uma imponente bancada em porcelanato termina em um nicho verde, criando uma harmonia surpreendente.

Bancada

Estrelas das cozinhas integradas, não podemos deixar de ressaltar o papel extremamente útil das bancadas no funcionamento e divisão da casa. Perfeitas para delimitar espaços de forma sutil e prática, as bancadas tem valor inestimável em projetos em que a cozinha se integra a sala.

Você pode construí-las abertas (ideal para dar mais amplitude ao ambiente) ou fechadas, com revestimentos diferentes dos usados no piso e paredes, aproveitando seu espaço ao máximo, usando-as para as refeições e como bancada de decoração. Outra ideia é aplicar uma boa tinta para dar mais ênfase a separação das áreas e, de bônus, dar mais vida ao ambiente.

Divisórias

Há um modo ainda mais sutil de integrar a cozinha à sala, mantendo a identidade dos dois espaços: usando divisórias. E quando falamos em divisórias, não estamos falando necessariamente de cobogós e estantes, mas algo que funcione como um elemento de demarcação muito mais sutil e interessante, como o pergolado em forma de "L", que ocupa o espaço de uma parede lateral e do teto da cozinha, reforçando a área gourmet.

Perfeitamente integrado ao ambiente, esse hack/bancada divide os espaços sem que quase se perceba, pois ele acompanha toda a extensão da parede da sala de estar, continuando "solo", onde apenas dois bancos dispostos abaixo de si dão a entender que ele pode ser usado com uma bancada extra para as refeições.

Móveis e elementos decorativos

A decoração pede ainda mais capricho se a ideia for fundir os dois ambientes — como aqui, onde a sala de jantar fica literalmente dentro da cozinha. Note que a dica de que há mais de um cômodo nesse espaço, é o diferente estilo dos móveis e objetos de decoração. Enquanto a sala segue um padrão mais retrô, a cozinha é altamente moderna, com cadeiras de metal e a cor branca predominando.

Já que os ambientes integrados têm poucas paredes, lembre-se que o mobiliário deve primar pelo bom gosto em todos os ângulos. Na residência acima, as cadeiras da bancada seguem a mesma padronagem do sofá, mantendo o requinte do aposento e dando sensação de continuidade e harmonia.

Dica: ao unir os dois ambientes, fique atento à bagunça da cozinha. Mantenha apenas objetos que agregam à decoração à vista, nada de bagunça.

Quando o projeto é bem planejado e executado, tudo funciona. Você pode usar sua criatividade para criar uma cozinha integrada à sala diferente, funcional e perfeita para receber amigos e curtir momentos com a família.

Para tirar sua ideia do papel, passe na Correta e adquira tudo que vai precisar para a sua obra ou reforma, como revestimentos, tintas, luminárias, cadeiras, objetos decorativos e muito mais.

É a Correta inovando com você.


Angra dos Reis

24 2404-9999
24 99851-1020 
Rua João Gregório Galindo
Gamboa - Angra dos Reis
Fale com a loja de Angra

Saiba Mais

Aterrado - VR

24 3347-9999
24 99929-9972 
Av. Paulo de Frontin, 666
Aterrado - Volta Redonda
Fale com a loja do Aterrado

Saiba Mais

Barra Mansa

24 3326-3191
24 99929-9966
Av. Domingos Mariano, 594
Centro - Barra Mansa
Fale com a loja Barra Mansa

Saiba Mais

Resende

24 3355-2420
Rua João Ferreira Pinto, 444
Jardim Jalisco - Resende
Fale com a loja de Resende

Saiba Mais

Retiro - VR

24 3346-2420
24 98138-3792
Av. Antônio de Almeida, 408
Retiro - Volta Redonda
Fale com a loja do Retiro

Saiba Mais