Imprimir
PDF

Como escolher a cor ideal para pintar o seu ambiente?

Escrito por Correta.

Quem nunca entrou em um ambiente em que as cores o incomodaram? Ou, então, aquele cômodo pequeno, escuro e sem vida, que, depois de pintado, ficou com outra cara, parecendo ter ganhado vida. É a influência das cores nos ambientes, pela ótica do Feng Shui e da decoração.
Pintar uma casa ou um cômodo com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode, também, trazer uma vibração especial para o ambiente e para aqueles que habitam o local. Por isso, todo o cuidado é pouco na hora da escolha da cor das paredes, pois, da mesma forma que uma cor pode nos influenciar positivamente, pode desagradar ou passar péssimas sensações.
Mas como saber qual a melhor cor para um ambiente em casa ou local de trabalho? Que cor não se pode ter em excesso em uma decoração? Será que existe alguma cor para melhorar nosso relacionamento? Qual a melhor cor para a fachada da casa?
Para responder a estas perguntas, foi elaborado um roteiro com o efeito de cada cor, para que qualquer pessoa interessada possa ter como base antes de escolher a cor ideal para determinado local.

Branco
Contém todas as cores. É purificador e transformador, significa paz, dignidade. Estimula a humildade e a imaginação criativa. Produz sensação de limpeza e claridade, mas cuidado, pode também produzir sensação de frieza e esterilidade. Ótimo para qualquer ambiente principalmente cozinha e banheiros. Mas se numa casa, paredes, móveis, tapetes...forem 100% brancos, o resultado poderá ser ambientes frios e hostis. Dá sensação de amplitude em ambientes pequenos e apertados.

Preto e cinza
A predominância do preto em paredes ou pisos pode tornar o ambiente além de escuro, agressivo e deprimente. Portanto só deve ser usada em pequenos detalhes, quando queremos fazer um "efeito especial" na decoração, tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto, para dar a sensação de rebaixo.

Azul
É a cor da purificação, tem o poder de desfazer as energias negativas. Veja alguns significados : verdade - afeto - intelectualidade - serenidade - infinito - meditação - confiança - amor - fidelidade - profundidade...
Nos tons suaves, acalmam a energia que estiver hiperativa. Muito usado em quartos de crianças.
Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia e sono.
Mais escuro, transmite autoridade e poder. É aconselhado que se use em ambientes formais.
Ele pode ser usado com amarelo para ativar a mente e a intuição, com o vermelho para manifestar as emoções, com o rosa para trazer à tona o lado afetuoso e com o pêssego para estimular a criatividade.

Verde
Representa esperança, abundância. Estimula momentos de paz, equilíbrio e de cura. Ajuda a reduzir o estresse e a tensão, pois é um meio de baixar a pressão arterial. É uma cor que está associada com a auto-estima e nos ajuda a fluir com os acontecimentos, dando uma sensação de liberdade e fluidez. É relaxante e repousante, mas não deve ser usada sozinha, pois pode deixar o ambiente estático. O verde-escuro proporciona uma sensação de força e estabilidade. O verde-claro é ótimo para crianças, que geralmente o adora. Ele afeta a área do coração e nos ajuda a ser mais afetuosos. O verde-maçã indica uma casa onde se dá importância 'às crianças, 'à família e aos animais. O verde usado com cores mais claras irradia uma energia de relaxamento e paz. É uma cor que está ligada 'à auto-estima
Indicada para todos os ambientes, sendo ideal ter plantas ou acabamentos em verde vivo, pois é ali que se purifica o corpo e se renovam as energias.
No chão e detalhes, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.

Vermelho
É a cor do fogo, paixão, entusiasmo, dinamismo, impulsos, poder, vigor, ação, emoção, alegria. Na psicanálise, o vermelho remete ao sentimento; já na cultura oriental valoriza a introspecção, a alimentação e a dança.
Na casa, tons avermelhados são indicados para salas de estar e jantar. Mas todo o cuidado é pouco na hora de aplicar esta cor nos ambientes. É uma cor muito energética e vibrante, podendo provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. No entanto, em demasia, cai para a vulgaridade.
Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para motivar-nos. Seus tons e matizes sugerem muitas características. Desde a determinação e vontade de cuidar dos outros à insensibilidade, violência e egoísmo. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho.
Locais como teatros, restaurantes e bares podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.

Amarelo
Ativa o intelecto, comunicação, concentração, disciplina, a atenção aos detalhes e a harmonia do todo. Ajuda a clarear as idéias. É aconchegante, positivo e está associado à flexibilidade e à boa sorte. Outros significados: esperança, idealismo, espontaneidade, euforia, originalidade e expectativa.
É indicada em todos os ambientes em que se pretende estimular a comunicação.
É muito usada para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação aos ambientes. Pode ser usado em halls, corredores e lugares onde têm pouca luz, pois dá uma sensação do espaço. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.

Laranja
Alegre e social, é a cor do equilíbrio. Estimula o otimismo, generosidade e entusiasmo. Transmite força, luminosidade, dureza, euforia, energia, alegria, tentação, prazer e sensação de humor.
Na casa é indicada em locais onde a família se encontra para conversar.
Inconscientemente, lembra sabores agradáveis e nos remete à infância, a brincadeiras e aos doces. Em geral, é muito usada em cozinhas, pois abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves (cor pêssego). Em tons mais escuros, sugere estabilidade.

Lilás e violeta
Cores ligadas à intuição, espiritualidade, fantasia, mistério, misticismo. Exerce influência em emoções e humores. Essa cor tem uma vibração muito rápida e estimula o lado artístico. Ela é associada a ideais nobres, como devoçãoo e lealdade. Quando usado com o amarelo, estimula a instrospecção para encontrar nosso eu. Quando usado com o verde, estimula a generosidade e caridade. De todas as cores, a violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usá-la com critério. Violeta-claro não deve ser usado sozinho, pois pode causar um desinteresse da pessoa pelo mundo.
É ideal na mistura com o branco para não gerar dispersão (sugerida para quartos de quem está convalescendo).
Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes em pequenos detalhes. Se for uma cor monocromática, pode cansar. Evite ter locais com a predominância desta cor.

Rosa
Mistura de branco com o vermelho. Tons rosados proporcionam calor, afeto e podem ser relaxantes. Os tons róseos mais quentes têm efeito positivo, pois tornam as pessoas mais ativas e desejosas de progresso. Ideal para serem colocados em casas ou asilos de pessoas idosas, pois não vão permitr que essas pessoas fiquem apáticas ou percam o interesse pela vida, ao contrário, vão causar uma mudança de personalidade onde essas ficaram mais ativas e vigorosas.

Púrpura
Ativa as emoções básicas e, para não causar desequilíbrio, deve ser usada com o verde.

Magenta
Cor muito animadora. É viva e dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Deve ser usada, pelo menos nos detalhes, em empreendimentos comerciais. Grande harmonia quando usada com o verde.

Turquesa
É uma cor extremamente repousante e relaxante, mas deve ser usada sempre acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia, é usada como meio de acalmar o sistema nervoso.

Marrom
Cor que nos proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade quando usada no seu estado natural, tal qual nos móveis, etc. Transmite uma energia positiva.


Correta Resende

(24) 3355-2420
resende@corretanet.com.br
Rua João Ferreira Pinto, 444
Jardim Jalisco - Resende
Fale com a Loja Resende

Saiba Mais

Correta Aterrado - VR

(24) 3347-9999
aterrado@corretanet.com.br
Av. Paulo de Frontin, 666
Aterrado - Volta Redonda
Fale com a Loja Volta Redonda

Saiba Mais

Correta Exclusive

(24) 3346-2420
retiro@corretanet.com.br
Av. Antônio de Almeida, 408
Retiro - Volta Redonda
Fale com a Loja Retiro

Saiba Mais