5 dicas para criar uma decoração sustentável

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

É possível adotar práticas e produtos mais sustentáveis em todos os aspectos da nossa vida, inclusive na decoração.

Com foco em diminuir o uso de recursos naturais, a decoração sustentável preza pela compra consciente de objetos e reaproveitamento de materiais, o que traz benefícios para o meio-ambiente e gera economia para você.

Veja 5 dicas de décor que você pode adotar em benefício da natureza, sem deixar de lado o design e a beleza do seu lar.

1. Dê novas funções às peças

Ao reutilizar objetos, você evita o descarte excessivo de materiais e ainda faz uma boa economia a longo prazo. Uma gaveta velha pode virar um criado-mudo, já pensou?

Uma simples janela tem um enorme potencial decorativo e temos certeza que você nunca imaginou. O truque está em ressignificar peças, como garrafas que viram vasos, portas que viram mesas e assim por diante. Usando sua criatividade, você decora a casa toda sem gastar quase nada.

2. Priorize a madeira reflorestada

Para uma decoração sustentável, é muito importante entender a origem dos objetos usados e com qual material são fabricados. Peças feitas com madeira maciça reflorestada são ecologicamente corretas e têm maior durabilidade.

Além disso, elas dão um visual rústico e cheio de personalidade ao ambiente. A madeira é usada nos mais diversos objetos do nosso dia a dia, desde móveis até utensílios.

3. Aproveite a iluminação natural

Economizar energia é um dos maiores bem que você pode fazer para o meio ambiente e para seu próprio bolso. Ao utilizar ao máximo a luz natural, você não só economiza na conta de luz, como valoriza a estética dos espaços. Para isto, utilize janelas e portas de vidro (quando possível) e pinte as paredes de cores claras.

Usar lâmpadas de baixo consumo como as de LED também é primordial para uma decoração sustentável. Elas possuem vida útil 40 vezes maior que as lâmpadas comuns e podem reduzir o consumo de energia em até 90%.

4. Valorize os objetos artesanais

Quando optamos por uma peça artesanal, estamos contribuindo para a sustentabilidade da natureza e do mercado de pequenos produtores. Feitos com materiais naturais, esses produtos são eco-friendly e ainda carregam consigo uma identidade única, deixando a casa com mais personalidade.

Cestos, cachepôs e tapetes feitos com fibras naturais são apenas algumas opções para redecorar a casa com peças autênticas e acolhedoras.

5. Cerque-se de verde

Ter plantas não só no ambiente externo, como no interno também, ajuda a filtrar o ar e colabora com a absorção de componentes poluentes.

Seja em vasos ou jardins verticais, as plantas dentro de casa fazem parte de uma decoração sustentável, saudável e que preza pelo nosso bem-estar.

Adotando essas ações e prestando atenção nas empresas das quais você adquire produtos e suas práticas ambientais, você terá uma decoração sustentável, linda e com a sua cara.

Se precisar de ajuda, é só passar na Correta, temos todos os materiais que você precisa para construir, reformar e decorar.

É a Correta inovando com você.