5 erros para evitar quando for construir ou reformar seu banheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Se tem um espaço na casa que você não quer errar na hora de construir e decorar, é o banheiro.

Quando se trata desse cômodo, projetos mal elaborados costumam resultar em dores de cabeça, como materiais se degradando em pouco tempo e falha de usabilidade, o que dificulta a rotina diária.

Por se tratar de uma área úmida, muitas vezes de espaço reduzido e com grande movimento, o banheiro merece uma atenção especial. Veja algumas dicas para não errar quando for construir ou reformar o seu!

  1. Iluminação

Seu banheiro é pequeno e você acha que uma lâmpada central é mais do que suficiente? Erro número um. O uso de apenas uma lâmpada embutida no forro resulta em sombras abaixo dos olhos e nariz quando nos olhamos no espelho, o que dificulta várias tarefas relacionadas a higiene e beleza.

Para não ter esse efeito sombreado, uma dica importante é combinar a luz central com outros tipos de iluminação, como lâmpadas embutidas e arandelas.

  1. Marcenaria

Gabinetes e outros móveis de madeira são comuns em banheiro, mas se você quiser algo que dure, opte pelo tipo de marcenaria mdf ou mdf ultra que são mais resistentes à umidade.

O aglomerado (chapa de madeira com miolo composto de resíduos de madeira), embora tenha um custo mais baixo, é suscetível à umidade do próprio vapor do banheiro, e acaba estragando mais rápido.

  1. Revestimento

Para áreas molhadas, tanto piso quanto parede, o porcelanato é sempre uma das melhores escolhas. Resistente e durável, ele tem baixíssima absorção de água, além de permitir composições lindas, uma vez que é produzido em diferentes formatos e capaz de reproduz com perfeição matérias-primas como mármore e madeira.

Outro detalhe ao qual você precisa estar atento é quanto ao acabamento da peça, que pode ser polido, natural ou acetinado. Modelos polidos não são indicados para a área do box, já que por serem mais lisos podem ficar escorregadios. Neste caso, opte pelo natural ou o acetinado, que não possuem polimento e trazem um aspecto mais fosco.

  1. Rejunte

Atenção nesta dica! Na hora de definir os revestimentos é importante prestar atenção também na escolha do tipo de argamassa e rejunte, e no espaçamento entre as peças. No mercado há diferentes tipos de rejunte, como o acrílico e epóxi. O acrílico é fácil de limpar e pode ser utilizado nos pisos e paredes dos banheiros. Já o epóxi, além de ser extremamente impermeável, tem resistência química, mecânica e ação bactericida.

Na hora de rejuntar, verifique as bordas do revestimento escolhido, veja se ele é boleado (bold) ou retificado (ret). A grande diferença está no afastamento entre as peças. Principalmente nas paredes, o ideal é escolher entre os retificados que permitem o menor espaçamento (1mm) entre as peças, deixando o banheiro com um visual mais amplo e sofisticado.

  1. Acessórios

Com tanta coisa pra pensar na hora de construir ou reformar um banheiro, cuidado para não esquecer dos pequenos detalhes que também são fundamentais, como porta toalhas, saboneteira, porta papel higiênico, prateleiras etc. Na área do box, atenção aos nichos!

Faça uma marcação na parede onde você pretende colocar cada acessório e capriche na escolha dos metais para combinar com o restante da decoração e deixar o seu banheiro ainda mais incrível.

Gostou dessas dicas? Agora só falta passar na Correta e pegar tudo que você precisa para deixar o seu banheiro digno de capa de revista.

Temos os melhores revestimentos, louças, metais, tintas, lâmpadas, luminárias e acessórios do mercado, e tudo num só lugar. Aproveite!

É a Correta construindo com você.