Dicas para acertar na decoração montessoriana e estimular os pequenos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Se você tem crianças em casa, é provável que já tenha ouvido falar no método montessoriano.

Idealizado pela médica e educadora italiana Maria Montessori, o método é conhecido por priorizar a autoeducação das crianças, e isso inclui o arranjo e decoração do espaço ao seu redor, de modo que incentive a independência, proporcione oportunidades para aprendizado e enfatize atividades sensoriais.

Método que se tornou famoso por seus excelentes resultados e é adotado por inúmeras famílias no mundo todo. Confira algumas dicas de como criar um ambiente que estimule o desenvolvimento dos pequenos.

Cama baixa

As charmosas camas baixas no estilo cabaninha que aparecem em diversos projetos de quartos infantis, são inspiradas nas orientações de Maria Montessori. Seu objetivo é oferecer independência para a criança, permitindo que ela consiga se levantar e deitar sozinha.

Se a criança ainda for muito pequena, coloque almofadas, rolinhos e tapetes em volta, para garantir maior segurança. Conforme ela for crescendo, vá aumentando a altura da cama.

Móveis baixos

O mesmo vale para todos os demais móveis do quarto com os quais a criança precise interagir. Além de auxiliar na segurança, pois evita que elas escalem, permitem que elas peguem seus próprios brinquedos e roupas.

Uma ideia aqui é incentivar os pequenos a guardar tudo depois que brincar. Prateleiras e nichos baixos com itens educativos, como livros, são uma excelente pedida.

Espaço livre

Sabemos que as residências estão cada vez menores, mas eis uma questão importante: não entulhe o quarto dos pequenos. A decoração no método montessoriano se aproxima do minimalismo, porque é preciso deixar espaço livre para as brincadeiras.

Deixe no ambiente somente os móveis essenciais para o seu funcionamento. Fique atento também a quantidade de brinquedos. Deixe à disposição apenas os mais usados. Guarde os outros e vá disponibilizando aos poucos.

Tapetes

Como a ideia é que as crianças tenham liberdade e se sintam confortáveis para aproveitar o espaço, tapetes são muito bem-vindos. Eles tornam o ambiente mais bonito e aconchegante, protegem a criança do piso frio e de sujeiras, e amortecem eventuais quedas.

Os tapetes podem ser felpudos, macios ou até mesmo de placas de EVA. Outra dica é arranjar um espaço para os pequenos em uma canto da casa para que eles convivam com os adultos também.

Espelhos

Os espelhos também são bem-vindos em uma decoração montessoriana. Eles servem para que a criança se descubra e aprenda com os movimentos que ela mesma faz. Por isso, eles devem ser posicionados na sua altura.

Certifique-se de que o espelho esteja bem preso na parede para evitar que ele caia. Segurança sempre em primeiro lugar.

Cores

E é claro que cores não poderiam faltar. Capazes de criar sensações, trazer um toque lúdico ao espaço e estimular a criatividade, elas são importantes no mundo infantil.

As cores podem ser aplicadas nos móveis, roupas de cama, tapetes e nas paredes. Nesse último caso, invista em pinturas de formas geométricas.

Essas dicas, além de estimular o desenvolvimento, prometem deixar o quarto dos seus pequenos ainda mais lindo e confortável, não concorda?!

Tudo que você precisa para aplicar a decoração montessoriana no seu lar, você encontra nas lojas Correta.

Visite-nos agora mesmo e comece o ano fazendo a alegria da criançada.

É a Correta caprichando com você.