Dicas para escolher os melhores armários para cada ambiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Quando pensamos no que não pode faltar em uma casa, armários aparecem logo no topo da lista. Afinal, são peças chave na organização e funcionalidade de qualquer espaço.

Precisamos de armários nos quartos, banheiros e cozinhas, e, se bobear, colocamos um na sala também. Tudo depende da quantidade de coisas que temos para guardar.

Há inúmeros modelos de armários prontos no mercado, mas, muitas pessoas ainda preferem projetar os seus de acordo com as suas necessidades.

Seja como for, veja algumas dicas do que devemos ter em mente na hora de comprar ou projetar armários para cada ambiente.

Banheiro

O banheiro é um ambiente da casa que geralmente tem tamanho reduzido, mas muita coisa para armazenar. É ali que queremos itens de higiene e cuidado pessoal. Para definir como serão seus armários, você deve analisar seus hábitos e os de sua família, levando em conta o que guardam nesse espaço, o tamanho dos produtos e a melhor maneira de organizá-los.

Os objetos estocados no banheiro geralmente são itens maiores de higiene geral e menores de higiene pessoal. Portanto, você vai precisar de espaços adequados para ambos. Gavetões e nichos cumprem bem a primeira função, e armários que podem ser ocultos por espelhos, a segunda.

Se o seu banheiro é muito pequeno ou precisa de mais espaço para armazenagem, invista em gabinetes suspensos e prateleiras, que podem estar até sobre o vaso sanitário, aproveitando a área das paredes.

Quarto

O armário do quarto, além de organizador, ocupa grande papel na decoração do ambiente por tem um porte maior. Por isso, é importante que ele harmonize bem com o espaço ao redor.

Para começar, posicione-o em uma parede que não atrapalhe a circulação. Se o quarto for pequeno, portas de correr são a melhor opção. Um truque muito usado hoje em dia é colocar espelhos em suas faces, para ampliar o espaço e dar mais leveza ao móvel.

Antes de comprar ou construir, analise se precisará de mais gavetas, mais barras para cabides, prateleiras ou nichos para sapatos e bolsas.

A cor é outro fator importante, pois deve seguir a mesma linha dos outros móveis do cômodo. Se quiser criar um efeito de camuflagem, opte por usar a mesma cor na marcenaria.

Cozinha

Depois dos eletrodomésticos, os armários são a parte principal da cozinha. Da mesma forma que acontece no quarto, eles são o elemento que definem o estilo decorativo do ambiente. Por abrigarem itens tão diferenciados, os armários de cozinha necessitam de ainda mais atenção.

Comece focando na praticidade. Você pode misturar armários fechados com nichos e prateleiras para criar um armário mais versátil, perfeito para guardar itens variados e até colocar algum objeto decorativo. Se você quer que a peça se destaque, ouse nas cores e combine com revestimentos neutros.

Se for possível, tenha um bom número de gavetas. As gavetas mais largas e fundas são perfeitas para guardar panelas, e as convencionais são ótimas para guardar talheres, toalhas de mesa, panos de prato e demais utensílios. Também lembre de pensar em nichos para eletrodomésticos embutidos, que ajudam a liberar espaço de circulação e deixam o layout da cozinha mais bonito e moderno.

Atenção aos puxadores, que podem ser embutidos para criar um visual mais clean, ou com estilo retro ou moderno para dar um charme extra à decoração.

Gostou das dicas? Agora é só passar na Correta e adquirir o seu móvel pronto, ou contar com nossos parceiros da Italínea para projetar o seu.

Temos uma vasta gama de opções a sua espera!

É a Correta decorando com você.