Madeira em áreas molhadas como banheiros e cozinhas? Bonito, elegante e possível!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Material bastante versátil e atemporal, a madeira se adapta a qualquer ambiente da casa, conferindo um charme natural e, ao mesmo tempo, sofisticação.

O truque de usar madeira na composição de ambientes é saber combiná-la com os demais materiais para criar o estilo que você quer. Em cozinhas de estilo rústico, basta combiná-la com pedras e tijolos aparentes. Para criar um ar sofisticado, combine com mármore, vidro ou metal.

Tudo é possível, inclusive aplicá-la em ambientes úmidos como cozinhas e banheiros.  Por muito tempo existiu o mito de que a madeira não suporta a umidade e deve ficar longe de locais que tenham contato frequente com água, mas aos poucos esse conceito vem sendo quebrado e projetos de cozinhas e banheiros onde a madeira é a estrela principal aparecem com cada vez mais frequência.

Por isso, a Correta se manifesta em favor desse material oferecido como revestimento por vários de nossos parceiros e reuniu algumas informações sobre as características, qualidades e modos de usar a madeira em ambientes que estão em contato direto com a água.

Calor e aconchego

Uma das principais características da madeira é tornar os ambientes bonitos e  aconchegantes. Cozinhas e banheiros normalmente passam a sensação de serem ambientes frios, com pouca vida. O uso da madeira transmite sentimento de calor e conforto, além de dar um charmoso toque rústico ao local.

Fácil instalação e custo menor

Outra vantagem, ao contrário do que muitos pensam, a instalação de peças de madeira é mais simples e rápida do que materiais como pedras, não sendo necessário a utilização de cimento e água para assentar a peça. Seu preço varia de acordo com o tipo de madeira escolhida e tamanho do produto, mas seu custo comparado com as pedras normalmente usadas, como mármore, granito, silestone e nanoglass, por exemplo, é mais acessível.

Resistentes e duráveis

Para se tornarem aptas à aplicação em áreas onde a uso frequente de água, as bancadas de madeira recebem tratamento específico com resinas, vernizes e impermeabilizantes. Esse cuidado faz com que resistam a umidade a qual estarão expostas. Por essa razão, vemos cada vez mais projetos de bancadas para pias de banheiros e cozinhas sendo feitas com madeira, o que com certeza confere um charme único ao ambiente.

Tipos de madeira

As opções de madeira que podem ser utilizadas em bancadas para cozinha e banheiro não são poucas. É importante fazer uma pesquisa, pois cada madeira possui características diferentes no que diz respeito a tonalidade das cores, robustez e densidade. Para a finalidade em questão, os tipos de madeira mais indicados são o carvalho, nogueira, faia, eucalipto, pinus, jacaranda, gameleira, entre outros.

Porcelanatos que imitam madeira

Para quem ainda prefere o porcelanato para revestir, por ser mais durável, há a possibilidade de optar pelos modelos que imitam a madeira. A aparência de madeira difere de acordo com o modelo escolhido, estes variam entre os naturais (ideais para uso externo) até os mais sofisticados, com impressão HD, imitando tábua corrida e madeiras trabalhadas. Bonitos e resistentes, os porcelanatos tipo madeira deixam a decoração sofisticada, porém com um apelo mais sustentável.

Gostou? Dê uma passadinha na Correta e veja dezenas de opções que os principais fabricantes de revestimento estão trazendo para você. Aprecie, inspire-se e faça a escolha certa para deixar seu ambiente ainda mais bonito.

É a Correta trazendo o que há de tendência em revestimento e decoração.