Dicas para melhorar a ventilação e iluminação em ambientes sem janelas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

A falta de janelas em algum cômodo da casa pode deixar aquele espaço bastante desconfortável, uma vez que compromete a circulação de ar e impede a passagem da luz natural.

Os motivos pelos quais isso pode acontecer são vários, como falta de planejamento da obra, um layout equivocado, ou quando a área disponível para construção é pequena.
Se você enfrenta essa situação na sua residência, veja algumas dicas do que fazer para curtir cada cantinho do seu lar como ele merece.

Claraboia

Claraboias são aberturas no teto cobertas por cúpulas de vidro, acrílico ou policarbonato, que garantem perfeita difusão de luz, eliminando sombras e proporcionando iluminação zenital e arejamento. Além de funcionais, elas criam um efeito decorativo bastante bonito no ambiente, dando a ele uma estética mais leve e sofisticada.

Tijolos de vidro

Outra maneira interessante e diferenciada de conseguir trazer mais luz natural para o ambiente é utilizando tijolos de vidro. O material pode ser aplicado em parte de uma parede ou mesmo substituir uma inteira. O efeito é bonito e agradável.

Exaustores e grelhas para a saída de ar

Os exautores e as grelhas de saída de ar são duas soluções muito usadas para ventilação em banheiros. O primeiro consiste em um pequeno aparelho instalado na parede ou no teto que, através de um mecanismo elétrico, capta e transfere o ar para fora do ambiente. Peças mais simples, as grelhas não têm nenhum mecanismo elétrico, mas contribuem para eliminar odores e vapores provenientes da ducha.

Cobogós

Os cobogós são elementos vazados que podem apresentar diversas formas e desenhos. Fabricados em materiais e cores variados, são uma ótima alternativa para substituir uma parede, permitindo a passagem do ar e da luz. Com eles você pode criar painéis ou paredes inteiras, deixando seu projeto ainda mais bonito.

Ar-condicionado ou ventilador

Bastante usados em quartos, closets e salas, tanto o ventilador quanto o ar-condicionado são alternativas rápidas e práticas para promover a ventilação e a circulação do ar, no entanto, assim como os exaustores, não contribuem com a iluminação.

Ambientes integrados

Uma boa dica, se o layout do imóvel permitir, é quebrar paredes e fazer a integração do ambiente sem janelas com outro cômodo. Essa solução já vem sendo bastante adotada, tanto para ampliar espaços, como permitir melhor circulação de ar e entrada de luz.

Gostou das ideias? Algumas são mais simples de implementar do que outras, mas seja o que decidir, você encontra tudo o que precisa nas lojas Correta.

Aproveite nossas dicas e leve mais conforto para a sua residência.

É a Correta decorando com você.

Precisa de ajuda?