Natureza dentro de casa: dicas para criar uma decoração no estilo Urban Jungle

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Estar mais próximo da natureza é uma necessidade que muitas pessoas sentem, principalmente aquelas que vivem em centros urbanos e apartamentos.

Essa necessidade fez surgir novos estilos de decoração, como o Urban Jungle, que consiste em incluir plantas e elementos ligados à natureza no interior de ambientes.

Mas não estamos falando apenas de alguns vasos de flores, e sim de uma concentração maior de elementos naturais, como caixotes de madeira, palha, jardins verticais, plantas de diversas espécies e mais.

A intenção é recriar o visual de uma floresta urbana e montar um ambiente único, proporcionando bem-estar, sensação de satisfação e estímulo aos sentidos.

Gostou? Veja algumas dicas para criar uma decoração no estilo Urban Jungle.

1- Escolha as espécies certas para cada ambiente

Toda planta tem sua preferência, no que se refere ao ambiente ideal de desenvolvimento. Enquanto a maioria necessita de bastante iluminação, algumas preferem as sombras. Outra questão é que plantas com grandes estruturas podem não crescer bem em ambientes menores. Então, pesquise bem para ver qual o espaço certo para cada uma.

Eis alguns exemplos de plantas que gostam de sombra e você pode manter dentro de casa sem problemas:

• samambaia;

• cactos;

• suculentas;

• palmeira-leque;

• espada de São Jorge;

• costela-de-adão;

• jiboia, entre outras.

2 – Crie um jardim vertical

Solução que já conquistou muitos lares por aí, o jardim vertical é uma ótima maneira de levar mais natureza para espaços pequenos. Sua estrutura pode ser feita de pallets, suportes ripados, canos de PVC, tábuas de madeira, entre diversos outros materiais. É indicado que o local escolhido para a sua aplicação seja bem iluminado e ventilado.

3 – Aposte na diversidade

Urban Jungle significa Selva Urbana em português, e como toda selva que se preze, o estilo preza pela diversidade. Aposte em várias espécies diferentes com necessidades parecidas e priorize as plantas com bastante folhagem. Só tome cuidado com a composição, é necessário manter uma harmonia visual.

4 – Verde por todos os lados

O urban jungle se destaca pela exuberância, e além do verde das plantas, é uma característica sua a aplicação da cor nos demais elementos de decoração, como pintura, revestimentos e móveis.

5 – Use quadros e objetos que remetam à natureza

Itens complementares à decoração, além das plantas, são essenciais para compor o ambiente. Para as paredes, aposte em quadros, gravuras e fotos da natureza. Para o mobiliário, escolha peças que utilizam materiais naturais, como madeira, bambu e palha.

6 – Vá do chão ao teto

Brincar com diferentes alturas é uma característica charmosa do Urban Jungle. Você pode usar vasos de tamanhos variados, prateleiras, ganchos e estantes para dispor suas plantas. Se o orçamento estiver apertado, até banquetas e pilhas de livros servem como um belo suporte.

O interessante do Urban Jungle, é que você pode ir adotando alguns de seus princípios de cada vez, para ver como se sente com esse novo estilo de decoração.

Mas acredite, esse é um caminho sem volta, porque nada mais delicioso do que se sentir mais próximo da natureza.

Agora só falta passar na Correta e adquirir tudo aquilo que você precisa para começar essa pequena reforma que faz uma grande diferença no seu bem-estar.

É a Correta decorando com você.