porcelanato para cozinha

Porcelanato para cozinha: modelos mais indicados, ambientes e combinações

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Linha Galleria D’arte Portobello – Botticelli Bianco 60X60 Polido

Escolher o porcelanato para cozinha não é tarefa fácil. Com as centenas de modelos disponíveis no mercado, qualquer pessoa fica em dúvida na hora de fazer a combinação e comprar. Além da beleza, deve-se levar em conta a facilidade de limpeza e manutenção. Afinal, os resíduos de alimentos, gordura e líquidos acabam caindo no chão ou sujando as paredes.
Mas fique tranquila! Siga as dicas que a Correta preparou para você e acerte na escolha.

Qual o tipo de porcelanato ideal para a cozinha?

Segundo a consultora do Espaço Design Correta, Tainá Perete, os clientes geralmente optam pelos porcelanatos acetinados ou polidos para a cozinha.
O polido dá a sensação de higiene, além de ser mais fácil de limpar. Porém, o brilho desagrada algumas pessoas, pois reflete demais os móveis.
Se a questão for a segurança, os acetinados tem a vantagem de não escorregarem tanto como os brilhantes, ainda mais se o chão estiver molhado, como geralmente acontece na cozinha.

pbl amb brava nero 60x60 pol
Piso Portobello da linha Brava Nero 60×60 polido

Devo usar revestimento em todas as paredes?

Seguindo a tendência clean, não é mais necessário revestir todas as paredes da cozinha. “Atualmente tem sido mais comum os revestimentos de porcelanato somente nas paredes aonde ficam a pia, o fogão ou cooktop”, afirmou Tainá. Assim a parede fica protegida contra a água e gordura, além da cozinha ficar com um visual moderno.
O porcelanato pode ser aplicado na parede inteira ou somente em metade. A altura para meia parede geralmente é de 1 metro e 20cm.

pbl amb infinita bamboo patina branco 60x60 infinita decor cru 30x60 infinita linea cru mate 30x60 107481
Linha Infinita Portobello – No piso Bamboo Patina Branco 60×60 Bold, na parede Decor Cru 30×60 Bold e na coluna Linea Cru Mate Bold 30×60

Quais outros materiais podem ser combinados com o porcelanato na cozinha?

“Temos feito muitos projetos de cozinha onde as pastilhas são aplicadas em alguns detalhes do espaço, como na parte de trás da pia, seguindo a extensão do cooktop ou acompanhando o revestimento da parede. Isto dá um diferencial com as combinações de cores”, contou a consultora.
Também está em alta o uso do revestimento que se assemelha ao ladrilho hidráulico, também conhecido como azulejo português, criando um estilo retrô e um efeito decorativo por si só, dispensando o uso de outros elementos para a decoração.

eliane 08 coz essence decor 03
Azulejos Eliane Essence Decor em estilo patchwork 

Quais são as cores mais comuns nos porcelanatos de cozinha?

Os porcelanatos preferidos são aqueles em tons de branco e bege, principalmente nas paredes. No entanto, muita gente tem ousado com combinações cheias de contraste. “Cozinhas com cinza e preto nos pisos e revestimentos claros nas paredes fazem sucesso entre muitos de nossos clientes”, afirma Tainá.

eliane 13 coz minimum concr galinha04
Piso Minimum Concreto polido Eliane 60×60, revestimento Diamante Branco 44×88 com placa decorativa Galinha

E quanto a cor do rejunte para o porcelanato da cozinha?

A escolha pode variar conforme o seu objetivo. “Esteticamente é mais indicado o rejunte de tom aproximado do piso. Desta forma se tem a impressão de continuidade, de área única, dando mais amplitude ao ambiente. Agora, se o objetivo for destacar mais o piso e o seu tamanho, aí o ideal é usar o rejunte de cor mais escura ou mais clara que o porcelanato. Ele ficará bem demarcado”, explicou a consultora.

pbl amb glass bone 30x90
Linha Glass Portobello White e Bone 30×60 retificado polido

Qual o tamanho ideal de porcelanato para o piso e para a parede da cozinha?

No piso, os porcelanatos 0,60×0,60m são os mais usados atualmente. Para ambientes maiores pode-se usar placas de 1×0,50m e 0,60×1,20m.
Para o revestimento das paredes, geralmente são usados os porcelanatos de 0,30×0,60m.

pbl amb liverpool off white 7x24 concretissyma nude 60x120 106614
Revestimento Liverpool Off White 7×24 Pòrtobello e piso em porcelanato Concretissima Matiz Nude 60×120 retificado

Exemplo de projeto atual de cozinha

O projeto abaixo foi desenvolvido pela consultora Amanda Abbud, do Espaço Design Correta. “O objetivo da cliente era a ampliação da cozinha, utilizando móveis modulados”, informou a consultora. Os porcelanatos escolhidos para o piso e revestimento de parede são todos com brilho e polidos. “O revestimento tipo azulejo português criou uma descontração no ambiente, além de uma volta ao passado, dando um toque decorativo na cozinha”, comentou Amanda.

Projeto de cozinha com porcelanato polido retificado e azulejo português em patchwork

Projeto de cozinha com porcelanato polido retificado e azulejo português em patchwork

Projeto de cozinha com porcelanato polido retificado e azulejo português em patchwork

Projeto de cozinha com porcelanato polido retificado e azulejo português em patchwork

botao-pedido-ok

Artigo escrito com a colaboração das consultoras Tainá Perete e Amanda Abbud Espaço Design – Correta Aterrado

É permitido a cópia e publicação deste artigo, desde que seja citada a fonte e incluso o link para esta página