Saiba como escolher o rodapé ideal para cada ambiente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Você acaba de reformar ou construir um ambiente, já instalou os revestimentos, escolheu as cores, planejou a decoração e, ainda sim sente que falta alguma coisa? Pode ter certeza que é o rodapé.

Esse “detalhe” é capaz de mudar significativamente a aparência de um cômodo e, por isso, deve ser bem escolhido.

Mas apesar de parecer algo simples, logo você descobre que existem inúmeros modelos de rodapés no mercado, e a confusão pode ser tão grande quanto na hora de selecionar revestimentos.

Para ajudar, confira algumas dicas sobre como fazer a melhor escolha.

Material

Rodapés são fabricados em tudo que é tipo de material, como cerâmica, porcelanato, pedra, madeira, MDF, metal e até EVA autocolante.

Então, comece pensando em qual ambiente ele será aplicado. Se for em áreas externas ou úmidas, dê preferência para materiais resistentes, como porcelanato, cerâmica e pedras.

Se o ambiente for interno, além das opções anteriores, também é possível utilizar rodapés de madeira ou de perfil de alumínio, por exemplo. Tudo depende do seu gosto e estilo de decoração.

Tamanho

O rodapé padrão geralmente possui 7 cm de altura, mas, atualmente, é possível encontrar no mercado opções de 10, 15, 20, 40 e até 65 cm.

Para escolher o tamanho ideal, a dica é considerar a altura do pé direito do imóvel e o tamanho dos cômodos, para manter uma proporção. Quanto maior um, maior pode ser o outro.

Evite, porém, usar rodapés acima de 10 cm de altura em residências com pé direito baixo ou em apartamentos pequenos, pois ele dará a sensação de que o ambiente é menor.

Cor

As cores claras são sempre opções mais seguras. Além de serem fáceis de combinar, elas dão leveza e sensação de limpeza ao espaço.

Se optar pelo branco, é fácil criar um contraste interessante com a cor das paredes e revestimentos. Outra vantagem é que o rodapé pode ser o mesmo em todos os ambientes, o que dá continuidade à decoração.

Mas se você gosta de uma decoração mais moderna e ousada, os tons escuros ganham maior destaque e valorizam os revestimentos.

Combinação

Uma dica legal é combinar a cor do rodapé com o tom do batente da porta, mesmo que o material dos dois não seja o mesmo.

Isso ajuda a manter a ideia de continuidade na decoração, faz com que os espaços conversem entre si e confere harmonia ao ambiente.

Em cômodos em que a escolha são materiais nobres, como granito ou mármore, o rodapé geralmente acompanha o piso, e o material é o mesmo utilizado nas soleiras ou nas pias.

Opção que traz sofisticação ao ambiente, além de ser muito resistente e fácil de limpar, esse tipo de rodapé pode ser usado em qualquer altura, principalmente quando é do mesmo material que o piso.

Rodapés ainda podem ser lisos ou trabalhados, colados, aplicados sobre outro acabamento e existem até modelos invertidos (rodapé é embutido na parede).

As opções são inúmeras e o ideal é que você procure qual mais se adequa as suas necessidades e estilo.

Na Correta você encontra modelos de rodapés em formatos diversos, além de vários tipos de revestimentos para criar o seu.

Passe em uma de nossas lojas e comece a planejar o seu projeto.

É a Correta pensando em todos os detalhes com você.