Acabe com os gastos de energia em excesso na sua casa com as dicas da Correta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Hoje existe uma consciência maior de que temos que economizar energia, para o bem do nosso bolso e do nosso planeta. Portanto, se você é um cara consciente e que faz todo o procedimento para gastar menos, e mesmo assim continua com a conta de luz lá nas alturas, você pode está sofrendo com um probleminha chamado fuga ou vazamento de energia.

 

 

A Correta, com a consultoria do profissional da construção Idácio Gomes, trouxe uma listas com os principais vilões que contribuem para essa fuga de energia.

 

 

 

Confira abaixo.

Lâmpada fluorescente queimada: Mesmo queimada o reator das lâmpadas fluorescente continuam ligado e gastando energia, logo o ideal é a troca imediata.

Rede elétrica subdimensionadas: Vamos pegar o exemplo do chuveiro elétrico. A maioria dos lares brasileiros usam chuveiro com potencia de 500 WT e 127V, logo suas bitolas de fios não podem ser menores que 6mm, que é o valor ideal para esse tipo de chuveiro. Agora se você utiliza bitolas de fios de 3 ou 4 mm para esse tipo de chuveiro, fique certo que você está consumindo mais energia.

Fique atento: A utilização de bitolas de fios inferiores a potência do chuveiro, não só gasta mais energia como também pode gerar sobrecarga no circuito.

Geladeira mau fechada: Esse eletrodoméstico tem um termostato que regula a temperatura interna da geladeira, deixando o compressor em estado de repouso quando essa temperatura chega ao ponto ideal, cessando assim o consumo de energia. Se a geladeira ficar aberta constantemente, esse termostato trabalha sem parar, pois a temperatura externa da geladeira influencia na interna e o compressor não entra em estado de repouso, o que consequentemente leva ao consumo constante e excessivo de energia.
Falta de manutenção nos quadros de disjuntores: Fios mau apertados também consomem energia em excesso. Faça uma manutenção anual no seu quadro de disjuntores e economize.

Agora para saber se o problema na sua casa é mesmo uma fuga de energia, desligue todos os aparelhos da tomada, incluindo a geladeira, e apague todas as luzes. Feito isso, observe se no contador o disco continua a girar depois de dar a última volta completa. Em caso positivo,  existe fuga de energia e é recomendável que você chame um eletricista para fazer uma revisão geral.

Agora, se você fizer o teste e o disco do contador parar de girar, é sinal que não há fuga e que você pode estar tendo algum problema de excesso de gastos de energia com algum aparelho especifico dentro da sua casa.

De qualquer forma, conte com a ajuda de um profissional. Se você não tiver um, consulte a nossa lista. Lá você encontrará excelentes profissionais, inclusive o Sr Idácio, que nos deu essas dicas de economia de energia.

É a Correta com dicas econômicas para o seu bolso e para o planeta.