Conheça a caixa d’água mais baixa do mercado e aprenda a escolher a sua

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Está na dúvida na hora de comprar a caixa d’água ideal para a sua necessidade? Então preste atenção nessas dicas da Correta e não erre na escolha.

Antes de escolher a caixa d’água perfeita para o seu projeto, você precisa saber o volume ideal para o seu consumo, os materiais disponíveis no mercado e planejar atentamente como e onde ela será instalada.

Como calcular o tamanho da sua caixa d’água

Confira o cálculo que deve ser feito para a escolha correta:

  • uma casa: 150 litros / por pessoa / por dia
  • um apartamento: 200 litros / por pessoa / por dia (como a pressão da água é maior, se consome mais em apartamentos)

O ideal é que cada família armazene água na caixa para 2 dias.
Isso quer dizer que, para uma casa de cinco pessoas, uma caixa d’água  deverá ter:
5 (pessoas) x 150 (litros/pess.) x 2 (dias) = 1.500 litros

 

De que material pode ser a caixa d´água?

Fibra de vidro: Feita daquele mesmo material usado em piscinas prontas, que é fabricado pela mistura de resina e fibra de vidro. A caixa é leve, de fácil limpeza e instalação. Mas, não é resistente a impactos e furos. Use as furações do fabricante para instalação de entradas e saídas de água. Geralmente na cor azul.

Polietileno: É um tipo de plástico a base de petróleo. Este material torna a caixa leve, resistente ao transporte e confere proteção contra raios ultravioletas. Costumam ser de fácil manuseio, fáceis para instalar e limpar, mas também não são resistentes a impactos e perfurações. Geralmente na cor cinza.

Fibrocimento com amianto: É um produto que tem alta durabilidade é barato, mas é pouco resistente a impactos. Porém não há consenso sobre a segurança no uso do amianto, nem se ele representa riscos à saúde. Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco  é proibido comercializar estes produtos. Verifique as normas na sua região.

Metálica (inox): O aço inox é um material de fácil manutenção, resistente, durável e não trinca. Além disso, ela mantém a água fresca. Mas como o custo é mais alto, ela costuma ser pouco usada, apesar de todas as vantagens.

 

Onde instalar a caixa d’água?

O local de instalação é de extrema importância, pois as caixas devem ficar em locais altos, para que haja uma boa vazão de água, além de precisarem ser bem estruturados para aguentar o peso (1000l = 1 tonelada).

Os telhados são uma excelente escolha para a inserção das caixas d’águas, pois geralmente atendem aos requisitos. Porém se o telhado for muito baixo, sempre surge a dúvida do que fazer.

A AFORT, do grupo Fortlev, traz para você uma novidade que vai solucionar este problema na hora da construção. Chegou a Caixa Multiuso AFORT, a escolha perfeita para quem busca versatilidade, pois são leves, fáceis de limpar e ideais para telhados baixos.

O produto, sempre acompanhado da tampa, está disponível nas versões 500, 1.000 e 2.000 litros, ou seja, atende cada necessidade.


Passe na Correta e confira esta novidade.

É a Correta trazendo soluções e dicas para a sua construção.