Cor do ano 2022: grandes marcas começam a apresentar suas escolhas

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Ao nos aproximarmos do fim do ano, não é novidade anunciarmos por aqui quais as cores que, segundo as grandes fabricantes de tintas, serão tendência no próximo ano. Mas você sabe como essa história começou?

Tudo teve início no ano 2000. Por conta do bug do milênio, que aconteceria na virada do ano, criou-se uma preocupação coletiva de perder grande parte de todos os dados digitalizados que existiam no mundo. Essa comoção fez com que a Pantone Color Institute lançasse uma cor do ano com ressonância mundial.

A Cerulean, um azul-claro, foi a primeira cor do ano, chamada, justamente de “Cor do Milênio”, pois trazia uma mensagem tranquilizadora.

Desde então, essa escolha é muito importante para os segmentos da moda, arquitetura, decoração e design. Muito mais do que uma tendência de estética, ela reflete um comportamento na sociedade – assim como a mudança de uma tonalidade para a outra e suas consequências.

Para 2022, a Pantone ainda não se pronunciou, mas outras grandes marcas já fizeram suas apostas. Confira!

Suvinil

Eclipse, e sua paleta com 45 tonalidades, formam a paleta de cores do estudo batizado de Sensações Cromáticas.

Eclipse é um tom de verde fresco como a grama nova. Na astrologia, significa recomeço. Ao mesmo tempo que é natural, é digital também, pois representa a cor das algas, do lodo e das primeiras plantas que habitaram a terra, mas também traz a cor do raio laser.

Sherwin-Williams

A coleção MODO, da Sherwin-Williams, apresenta 40 tons divididos em quatro paletas: Maneira, Original, Dreamland e Ocasional. Dentre as tonalidades está ‘Neblina Perene’, um verde-acinzentado eleito a cor do ano de 2022 pela marca.

“Nós contamos uma história de equilíbrio e ritmo por meio da cor no ano passado, quando fizemos a transição para um tempo de quietude. Estamos segurando esse equilíbrio em uma mão e abraçando o crescimento e adaptabilidade na outra, conforme avançamos em direção a uma nova visão e descoberta de nosso mundo”, explica Patrícia Fecci, gerente de marketing para serviços de Cor & Design da Sherwin-William. “Abraçar a ideia de MODO no design inspira uma nova maneira de ser à medida que exploramos além do que era familiar.”

Coral

O Colour Futures – estudo de cores e tendências de comportamento da AkzoNobel –, escolheu o tema “Novos Ares e Redescobertas” como o conceito que transmite o desejo universal de reinvenção e revitalização de todos os aspectos da vida a partir do ano que vem. A partir disso, surgiu Melodia Suave, a cor do ano da Coral traduzida por um azul claro arejado.

“Os efeitos da pandemia realçaram todos os campos da nossa vida: social, econômico, ambiental e nos fizeram reavaliar o que realmente importa, ou seja, família, amigos, nossa casa, o mundo que nos cerca. Depois de um tempo isolados, desejamos nos encontrar, seja na natureza ou em espaços abertos, com um novo jeito de perceber o mundo e começar de novo. Nossa cor do ano é um tom claro e revigorante que tem tudo a ver com esse novo jeito de viver”, conta Heleen Van Gent, diretora de criação do Centro de Estética Global da AkzoNobel.

Eucatex

A cor escolhida pela marca, Creme de Papaia, um laranja claro, é inspirada nos horários em que o sol nasce e se põe, revelando o espetáculo de luzes e suas nuances coloridas. Para chegar a esse resultado, o estudo conduzido por Patrícia Sant’Anna, fundadora da consultoria de tendências Tendere, dividiu brasileiros em quatro grupos de gosto, criando paletas específicas para cada um e analisando as mensagens que convergem com as necessidades da sociedade para o futuro.

Uma das características mais marcantes para 2022 é a incorporação massiva da Geração Z ao mercado consumidor brasileiro. Inspirada nessa geração, uma nova forma de enxergar as tonalidades ganha mais espaço, as chamadas cor-luz ou cor-bright, que propõem uma nova forma de interagir com os pigmentos, indo além das cores opacas que predominaram nas últimas cores do ano. É justamente a inspiração para Creme de Papaia, que traz uma proposta de energia e vigor.

Gostou? Nós adoramos e mal podemos esperar pra ver o que a Pantone ainda traz por aí.

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