Cuidados ao projetar um banheiro acessível

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Acessibilidade é um assunto muito discutido quando se trata de estabelecimentos e vias públicas, afinal, todos merecem o direito e a possibilidade de se locomover e utilizar espaços de uso comum.

Quando se trata de obras residenciais, porém, ainda muito pouco é feito ou planejado para garantir o acesso e uso seguro a pessoas com limitações físicas.

Essa realidade deve mudar, pois considerando que a expectativa de vida da população aumenta cada vez mais, é de se esperar que teremos uma grande população de idosos que irão precisar de ambientes adaptados, mesmo que não tenham tido limitações anteriormente.

O ambiente que mais deve sofrer modificações para oferecer maior independência, segurança e qualidade de vida ao portador de deficiência física é o banheiro.

Banheiros adaptados atendem a quem utiliza cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses e também a quem precisa de apoio, como idosos e crianças. Veja algumas das adaptações necessárias:

BARRAS DE APOIO

As barras de apoio são fundamentais para evitar acidentes no banheiro, principalmente em chuveiros ou banheiras. Também é comum e bastante útil a instalação de barras laterais ao redor do vaso sanitário. Quanto as medidas indicadas para instalação, o eixo da bacia deve estar a 40cm da face da barra lateral. Já a barra dos fundos deve estar a no máximo 11cm da parede dos fundos (em relação à sua face externa) e deve estender-se no mínimo 30cm além do eixo da bacia em direção à parede lateral.

BACIA SANITÁRIA

É indicado o modelo sem caixa acoplada. Caso tenha, deve-se garantir a instalação da barra de apoio dos fundos para evitar que a caixa seja utilizada como apoio. Neste caso a altura entre a face da barra e a caixa acoplada deve ser de no mínimo 15cm.Se for usada base de alvenaria para erguer o vaso sanitário, esta base não deve ter mais de 5cm além do contorno da bacia.

A válvula de descarga deve ter altura máxima de 1m e se possível com alavanca ou mecanismos de acionamento automático.

PISO

Os pisos usados em banheiros acessíveis são os mesmos de qualquer banheiro, como porcelanato, mármore, granito e pastilhas de vidro e porcelana, porém ele deve ser antiderrapante, mesmo quando molhado. É importante o piso não ter desnível ou, no máximo, 1 cm e sempre chanfrado, permitindo que a cadeira passe tranquilamente, sem sobressaltos.

PIA

O lavatório deve ser suspenso e sua borda superior deve estar entre 78 e 80cm de altura em relação ao piso acabado, devendo a parte inferior ser livre de obstáculos e respeitar a altura livre mínima de 73cm. A torneira deve ser acionada por alavanca ou dispor de acionamento automático.

É fundamental a instalação de barras de apoio ao redor do lavatório.

Não há uma regra absoluta quanto a construção de banheiros acessíveis residenciais, as soluções mudam de acordo com as necessidades de cada morador. Outro fator é o cuidado com a estética, conforme diz a arquiteta Mari Oglouyan,  “Deve ser um ambiente totalmente utilizável por um cadeirante, mas isso não significa ter aparência de banheiro de hospital. Ele pode ser bonito e ter ótimo astral, assim como um banheiro comum”.

Na Correta você encontra produtos das melhores marcas para montar banheiros acessíveis, assim como todos os demais materiais para construir um ambiente bonito e agradável, do jeito que você sempre quis. Visite a loja mais próxima a você e faça o banheiro ideal para a sua residência!

É a Correta garantindo o melhor para o seu lar.

 

Fonte: http://www.cliquearquitetura.com.br/artigo/banheiro-adaptado.html