Dia Mundial do Meio Ambiente chama a atenção para projetos sustentáveis

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Na terça-feira, cinco de junho, o  Dia Mundial do Meio Ambiente encerrou a celebração da Semana Mundial do Meio Ambiente, que inicia todo ano no dia primeiro de junho.

Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a proposta desta data é chamar a atenção de todos os governos mundiais e da população sobre a necessidade de implantar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

Muito importante para relembrar nosso compromisso com a saúde do planeta em que vivemos, esse é um dia de conscientização e busca por soluções mais sustentáveis.

Como exemplo do que podemos fazer na hora de projetar e construir, reunimos edifícios que são modelos de projeto e desempenho sustentável.

Mundo Verde no Cook Campus – Washington

Mundo Verde é uma escola pública bilíngue focada na sustentabilidade. As eficiências de material, sistema e recursos são medidas e monitoradas; a água da chuva é capturada e reaproveitada; plantios indígenas apoiam insetos e pássaros migratórios; e nutrição e bem-estar são realizados através de uma iniciativa de educação alimentar do jardim ao prato.

Novo Tribunal dos Estados Unidos – Los Angeles

O projeto do tribunal alcançou a certificação LEED Platinum, pois atende ao objetivo de energia da GSA para 2020 e incorpora recursos de projetos sustentáveis, incluindo uma matriz fotovoltaica na cobertura e fachada plissada que reduz radiação anual do edifício e as cargas centrais da planta.

Centro Sebrae de Sustentabilidade – Mato Grosso

Com base nas casas indígenas, referências em bioclimática, o edifício em Cuiabá (MT) se destaca pelo conforto térmico e utilização máxima da iluminação natural. Sua cobertura em duas cascas, possibilita o resfriamento interno do prédio e a captação de água da chuva, filtrada e armazenada para uso na irrigação do jardim e lavagem de pisos.

Escola Primária – Burkina Faso

Este edifício reúne uma série de elementos clássicos da arquitetura sustentável, como o emprego da terra seca, ventilação natural, telhado termorregulador e participação ativa da comunidade na construção.

Hospital Manuel Gea González – Cidade do México

A Torre de Especialidades do Hospital Manuel Gea González, do escritório Elegant Embellishments, incorpora na própria arquitetura um recurso que despolui o ambiente por meio do dióxido de titânio que reveste os módulos da fachada.

Inúmeras melhorias podem ser feitas para deixar sua residência mais sustentável, econômica e agradável.

Desde o reaproveitamento da água da chuva, até o uso de energia solar e melhor aproveitamento da luz natural, todos podemos fazer a nossa parte em prol do meio ambiente e um futuro melhor.

E se no momento você não pode construir ou reformar, comece mudando pequenos hábitos, como separar o lixo, não desperdiçar água e energia, reaproveitar mais e descartar menos.

Se cada um fizer um pouco, melhora para todo mundo.

É a Correta prezando por um futuro mais verde e saudável.