Torneiras, Misturadores e Monocomando: qual a diferença?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Você já ficou em dúvida ao ler o catálogo de metais hidráulicos ou ao visitar uma loja de materiais de construção: “será que escolho uma torneira comum, ou melhor um misturador, ou investir em um monocomando moderno?” Pois é, muitos clientes e mesmo profissionais de obra se perguntam isso, afinal, cada tipo tem suas particularidades, serve para usos diferentes e influencia bastante no conforto, na estética e na funcionalidade do ambiente. Afinal, qual é a diferença entre torneira, misturador e monocomando? 

A principal diferença é que a torneira usa apenas água fria, o misturador usa água quente e fria (com um ou dois registros) e o monocomando é um tipo de misturador com um único comando que controla tanto a temperatura quanto o fluxo da água

A torneira tem sua vantagem

Sendo assim, as torneiras convencionais se destacam pois tem um melhor custo e uma fácil instalação, mas normalmente  fornecem apenas a água fria. Também existem as torneiras elétricas, que funcionam como um chuveiro, ou seja, o aquecimento da água ocorre com o uso da resistência, fora da instalação hidráulica.

Por isso, é necessário somente um ponto de água fria. Geralmente, têm estética mais robusta e poucas variações de cores e modelos.

O funcionamento do misturador

Um misturador é um tipo de torneira que já mistura internamente água fria e quente. Os misturadores apresentam duas opções de temperatura da água, com registros independentes entre si. Diferente das torneiras elétricas, exigem que o projeto disponha de água quente encanada, já que não têm dispositivo de aquecimento. Geralmente possui comandos separados (duas alavancas ou válvulas), uma para a vazão e outra para regular a temperatura. Com isso, permite uma melhor precisão da temperatura, já que mistura internamente. É bastante comum em chuveiros, duchas, lavatórios.

O diferencial do monocomando

Já o misturador monocomando oferece duas opções de temperatura de água, mas somente uma válvula de ajuste: ao movê-la para um lado, a água sai mais quente e, para o outro, mais fria. O visual é mais próximo ao de uma torneira comum, garantindo praticidade para o dia a dia. Também pode ser instalada na bancada ou na parede. Ou seja, rapidez para encontrar a temperatura desejada, uso com apenas uma mão, visual moderno e compacto.

Agora que nós já entendemos as diferenças, vamos conhecer produtos dessas categorias que se destacam no mercado.

Misturador Monocomando Kitchen Celite

Com design moderno e acabamento cromado, essa peça une funcionalidade e estilo para cozinhas. Mistura água quente e fria com precisão e ainda permite uma estética clean para bancadas. Possui bica extraível e dois tipos de jatos (espalhado e mais concentrado).

Misturador de Parede Gali Docol

Uma torneira de mesa com visual elegante e acabamento refinado, que pode compor bem um lavabo. Com um design moderno da linha Prima, esta torneira é fabricada em latão, garantindo durabilidade e resistência. Possui um aerador que contribui para a economia de água, tornando-a uma opção sustentável.

Torneira Fanimatic Fani

Uma opção moderna, mais compacta, para bancadas reduzidas ou projetos mais minimalistas. Esta torneira é perfeita para instalação em cubas e pias de banheiro, oferecendo um toque de elegância ao ambiente. Fabricada em metal de alta durabilidade, suporta temperaturas de até 70ºC, assegurando resistência e longevidade. Além disso, a linha Fanimatic proporciona até 70% de economia de água, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Os produtos citados nesta matéria e muitos outros do mesmo segmento, você pode encontrar nas lojas Correta. Lá você confere catálogos completos, compara modelos, cores, acabamentos e garante que sua obra leve o melhor em tecnologia, beleza e funcionalidade.