Proteja sua instalação elétrica contra os choques da fuga de corrente utilizando o DR

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Na hora de montar ou reformar as instalações elétricas, é essencial investir em dispositivos de proteção contra problemas comuns, como a fuga de corrente. Nesse quesito a Tramontina se destaca, com os interruptores e disjuntores DR – Diferencial Residual – da linha TDR. 

Desenvolvido para proteger a instalação contra as fugas de correntes elétricas de baixa intensidade, que um disjuntor comum não consegue detectar, ele é sem dúvida, indispensável. 

O que é a fuga de corrente? 

A fuga de corrente elétrica é um defeito comum e que pode causar desde pequenos choques até danos graves.  

Trata-se de um fluxo de energia, indesejado e inesperado, que “foge” de fios e condutores, causado por uma isolação insuficiente. Podemos dizer que se trata de um “vazamento de eletricidade”. 

Uma ilustração simples de vazamento de energia ocorre quando o revestimento de um cabo de um chuveiro – ou qualquer outro dispositivo – está danificado ou isolado de maneira inadequada. Essa instalação inadequada cria lacunas por onde as correntes elétricas podem escapar, resultando na possibilidade de choque ao tocar em partes do chuveiro. 

Esse problema geralmente surge devido à deterioração, muitas vezes nos próprios dispositivos elétricos. Além disso, é comum ocorrer nas instalações elétricas devido a fios desencapados, isolamento ressecado, desgaste e corrosão. 

Como se proteger das fugas de corrente? 

O dispositivo de proteção indicado é o interruptor ou disjuntor Diferencial Residual, comumente chamado de DR. Ao instalar um DR, se ocorrer uma fuga de corrente, o sistema será desarmado, interrompendo o fluxo de energia e evitando problemas. 

Os Interruptores TDR da Tramotina possuem indicador de atuação, característica que informa quando houver uma fuga de corrente. Um item essencial para a segurança da sua família, com a qualidade Tramontina que você já conhece e confia! 

Seja em imóveis residenciais ou comerciais, ele deve ser instalado nos circuitos de tomadas ou iluminação, principalmente em banheiros, cozinhas e áreas de serviço ou externas, garantindo a integridade dos equipamentos e a proteção das pessoas contra choques elétricos. 

Instalação do DR 

Ao dimensionar um DR, devemos atentar ao disjuntor daquele circuito. O valor da corrente nominal do DR deve ser maior ou igual a corrente nominal do disjuntor. 

Outro detalhe importante é a ligação deste dispositivo. O condutor neutro deverá passar pelo dispositivo DR, para depois ser conectado no barramento de distribuição do neutro. 

As fases deverão passar pelo DR, para depois serem conectadas aos disjuntores 

O disjuntor geral pode ser instalado antes do DR. 

Assista ao vídeo abaixo para saber mais:

Dicas para compra consciente 

Antes de adquirir o produto, avalie as necessidades específicas da sua instalação elétrica. Certifique-se de contar com profissionais qualificados para a instalação adequada. 

Vem que na Correta tem o que você precisa para manter a segurança e tranquilidade em sua instalação elétrica!