Tinta semibrilho, acetinada ou fosca? Saiba escolher o acabamento ideal

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Na hora de comprar o material de pintura, é fundamental conhecer os principais tipos de acabamento de tinta, a fim de fazer a escolha certa e obter o efeito desejado nas paredes. 

Mas afinal, o que é acabamento? 

Basicamente, é o toque final da pintura, determinando a aparência que a tinta terá em paredes, madeiras, metais ou outras superfícies. Ele influencia diretamente o aspecto da cor no ambiente, além da durabilidade, facilidade de limpeza e rendimento da tinta. 

Vamos tomar por exemplo a marca Suvinil, conhecida pela sua qualidade. Nela você encontra todos os tipos de acabamento, que podem ser classificados em três: semibrilho, acetinado e fosco.  

Acabamento Semibrilho 

Conhecido por realçar as cores da parede, com sua intensidade e brilho, é uma excelente escolha para quem busca ambientes bem iluminados e cores vibrantes.  

Disponível para uso tanto em áreas internas quanto externas, a tinta semibrilho é mais indicada para superfícies sem imperfeições, pois tende a destacá-las. Além disso, oferece maior resistência, garantindo durabilidade.  

Um ponto importante a se observar é que quanto mais brilhante o acabamento, mais lisa fica a superfície, o que facilita a limpeza, pois impede a penetração de sujeira.  

Acabamento Acetinado 

Para quem deseja adicionar um toque de sofisticação aos ambientes, o acabamento acetinado é uma excelente opção. Com um leve brilho, reflete a luz de forma discreta, proporcionando um ambiente acolhedor.  

Considerado uma opção intermediária entre os tipos de acabamento de tinta, ele pode ser aplicado tanto em áreas internas quanto externas. Sua suavidade o torna ideal para espaços com grande circulação de pessoas e móveis. 

A tinta acetinada também costuma ser resistente e fácil de limpar, embora geralmente não aceite retoques. 

Acabamento Fosco

O acabamento fosco é amplamente utilizado por sua capacidade de disfarçar pequenas imperfeições nas superfícies. Sua aparência sem brilho não reflete a luz, proporcionando um aspecto discreto à decoração. 

De fácil aplicação, a tinta fosca permite retoques e pode ser utilizada tanto em áreas internas quanto externas. Além disso, ajuda a uniformizar a iluminação no espaço, oferecendo uma cobertura eficaz com apenas duas ou três demãos, dependendo do produto. 

Como escolher o tipo de acabamento? 

1 – Tenha o projeto em mente: visualize a área que deseja transformar e decida se prefere intensidade nas cores ou uma aparência mais sutil. 

2 – Considere as necessidades do ambiente: leve em conta a iluminação, a facilidade de limpeza e a quantidade de circulação no espaço. 

3 – Verifique o estado das superfícies: certifique-se de que as superfícies estejam livres de problemas como infiltrações, mofo ou trincas para garantir os melhores resultados. 

Pronto! Agora é só passar na Correta e escolher a cor que mais lhe agrada. Temos diversas tintas prontas, com as cores mais utilizadas, e um catálogo completo com cores que podem ser formuladas em nossa máquina. 

Vem que na Correta tem um setor de tintas com tudo o que você precisa!