Como escolher o impermeabilizante certo para sua obra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Etapa fundamental em qualquer obra, a impermeabilização protege as edificações da deterioração causada pela água e por outros agentes agressivos. Seu principal papel é garantir a durabilidade da construção, sendo feita a aplicação desde a fundação até a laje, piscinas, reservatórios, subsolos e paredes.

Para determinar qual o impermeabilizante ideal para sua obra é preciso considerar fatores variados, como movimentação estrutural, o trânsito de veículos, a exposição a material químico, além de fatores climáticos como vento, sol etc.

Hoje em dia há inúmeros tipos de impermeabilizantes no mercado, porém podemos classificar todos em dois grandes blocos: os rígidos e os flexíveis.

Impermeabilizantes rígidos

Os impermeabilizantes rígidos são aqueles que utilizam materiais como argamassa impermeável e argamassa polimérica.

A impermeabilização rígida não suporta a movimentação da estrutura, por isso é utilizada em áreas não sujeitas à fissuração ou a grandes deformações.

É geralmente aplicada em pisos em contato direto com o solo, fundações, piscinas enterradas, assentamento de alvenaria, poços de elevador entre outros.

Impermeabilizantes flexíveis

Esse tipo de produto utiliza membranas acrílicas, termoplásticas, asfálticas, de poliuretano e outras, aplicadas no local da obra, bem como mantas pré-fabricadas.

Possui a capacidade de se alongar e de absorver a fissuração, evitando que o material base sofra danos.

Projetados para serem mais resistentes a variações de temperatura, são aplicados em estruturas como lajes e terraços, ambientes internos de piso frio/molhado (banheiro, cozinha, lugares com azulejo), espelhos d’água e piscinas suspensas.

A escolha de qual tipo de impermeabilizante usar é de extrema importância, por isso, na dúvida, não deixe de consultar profissionais que entendam do assunto antes de tomar uma decisão, isso vai te ajudar a economizar tempo, dinheiro e dor de cabeça.

No Correta você também pode ser orientado por nossos vendedores experientes, afinal temos diversos tipos de impermeabilizantes das melhores marcas a seu dispor.

É a Correta cuidando da sua obra com você.

 

Precisa de ajuda?