Como resolver problemas de infiltração em pias, boxes e revestimentos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Infiltrações são um problema bastante comum em residências. Causadas pela impermeabilização mal feita ou desgastada, principalmente em áreas úmidas, podem danificar a estrutura do imóvel e os móveis que estiverem em áreas próximas.

Para resolver esse problema de forma simples e prática, o silicone é um grande aliado. Vale a pena ter uma bisnaga guardada para resolver problemas comuns de infiltração, como vazamentos de cubas, boxes e janelas.

Duráveis e altamente resistentes à umidade, os selantes de silicone são a opção perfeita para aplicações em vidro, rejuntes de cimento e concreto ou reparo de selantes antigos e danificados pela ação da água.

Por ser de fácil aplicação, o silicone é preferência quando se trata de vedação, mas antes de adquirir o seu, saiba que há dois tipos do produto disponíveis no mercado:

  • Selante Acético – tem odor e pode contaminar algumas superfícies ou gerar oxidação, enferrujar, corroer ou manchar. Esse tipo de selante deve ser usado em superfícies lisas apenas para ambientes internos como alumínio, vidro comum e temperado e azulejos.
  • Selante Neutro – é indicado para vedação em qualquer superfície e não tem contraindicação.

Como aplicar o silicone

Bisnagas de silicone geralmente são produzidas em tamanho grande ou pequeno, sendo que o menor é mais fácil de ser manuseado e pode ser usado sem auxílio de uma pistola de aplicação.

Confira o passo a passo sobre como usar o produto:

1º Passo – Limpe bem a área em que será aplicado o silicone. Se for o caso, remova o selante antigo com um estilete. Depois, use álcool e pano para limpar a superfície e deixe secar por alguns minutos antes de aplicar o selante.

2º Passo – Se for usar a bisnaga que necessita de pistola (e é adquirida separadamente), encaixe o cartucho de selante na pistola e corte o bico do cartucho com uma faca afiada, formando um pequeno ângulo.

3º Passo – Encaixe o tubo na pistola e aperte o gatilho até que o selante flua suavemente, pressionando bem o silicone contra a área a ser vedada. Importante sempre seguir as instruções do fabricante.

4º Passo – Para fazer o acabamento após a aplicação, borrife detergente e água e contorne o dedo na peça para remover o excesso de silicone. Por fim, é só esperar secar, o que deve demorar aproximadamente 72 horas.

Está aí uma solução simples e econômica, que resolve vários problemas domésticos. Passe no balcão de qualquer loja Correta e peça o seu selante de silicone. Temos diversas marcas a disposição, para não deixar você na mão.

É a Correta cuidando da sua residência e do seu bem-estar.

 

Fonte: Imagens de Marcelo Scandaroli para o site http://equipedeobra.pini.com.br