Como aumentar a pressão das torneiras e chuveiros sem gastar energia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

A Correta trouxe para você uma super novidade! É a Válvula Transferidora de Pressão para Caixa D’Água que transfere a pressão da água da rua para sua casa, aumentando a pressão de torneiras e chuveiros.

Como ela funciona?

A válvula funciona por meio da transferência de pressão da rede de água da rua, diretamente para a rede interna da sua casa, sem utilizar energia elétrica. A partir desta transferência, haverá um aumento de pressão nos chuveiros e torneiras.

Preste atenção em alguns detalhes que precisam ser verificados:

  • Verificar válvulas de descarga;
  • Verificar chuveiros;
  • Verificar engates e ligações que estejam dimensionados para baixa pressão;
  • Verificar ladrão ou tubo de escoamento em caixas d’água, pois a válvula transferidora não poderá ser instalada sem a existência do mesmo.

A verificação destes itens é muito importante, pois podem prevenir diversos problemas depois da instalação. Entenda alguns deles e suas soluções:

1) Válvula de descarga dimensionada para baixa pressão: podem aparecer golpes de aríete, pouco fluxo de água ou nenhum fluxo de água.

Causa: Uma vez instalada a válvula transferidora de pressão em caixas d’água onde antes havia pouca pressão e após o uso da válvula aumenta, considerando-se que a tubulação que leva água para a válvula de descarga seja a mesma que leva água para os demais pontos, não existindo separação para saídas em outros pontos na rede, pode causar golpes de aríete ou pouco fluxo de água na descarga ou anomalias similares devido à grande diferença de carga que uma tubulação tem da outra.

Sugestão: Como a instalação não previa um ponto somente para a válvula de descarga e esta por ser de dimensão maior (baixa pressão 1 ½) é aconselhável o uso de um regulador de pressão para auxiliar no ajuste de pressão da rede. Neste caso, o sucesso se deverá ainda,pela criação de um ponto de água exclusivo para a válvula de descarga, no qual não deverá ser usada a válvula transferidora de pressão,que pode ser utilizada para os demais pontos,a exemplo de chuveiros e torneiras. A válvula foi desenvolvida para o uso em caixas d’água que obedecem as normas de instalação descritas pela ABNT.

 

2) Chuveiro que esquentava em baixa pressão, passa a não apresentar a mesma temperatura.

Causa: Existem chuveiros com vários tipos de regulagem de temperatura, em casos de baixa pressão (pouca água) a temperatura se torna satisfatória, é o exemplo de um chuveiro de 5400watts. Uma vez que esse mesmo aparelho recebe uma carga maior de pressão, a regulagem mesmo que na temperatura máxima do chuveiro, não é o suficiente para esquentar a água e, neste caso, procuram-se resistência com maior capacidade. Ex. uma resistência ou chuveiro que possua 8400 watts, que dão conta de um fluxo de água maior.

Sugestão: Caso o chuveiro seja de capacidade menor quando usado em alta pressão, aconselha-se trocar a resistência ou até mesmo o chuveiro (casos onde a troca de resistência não é possível).

 

3) Tubos e ligações podem ocasionar vazamentos caso a pressão seja alta.

Causa: Alguns modelos de ligações flexíveis que alimentam torneiras, bidês e caixas acopladas são de material plástico e tem uma capacidade de resistência menor se comparado aos modelos de inox ou trançados de metal. Ao longo do tempo o material flexível se “ajusta” a pressão da água que a casa já possui. Quando há um aumento considerável de pressão, os engates podem sofrer com a fadiga que a alta pressão exerce no material e, com isso, podem romper ou vazar nas extremidades, provocando ainda a quebra do mesmo.

Sugestão: É aconselhável a troca de todos os engates flexíveis por novos, e que estes venham especificados na embalagem qual a capacidade de carga suportada.

 

4) Caixa d’água pode transbordar caso não haja tubo de escoamento (ladrão).

Causa: É muito comum ver instalações em caixas d’água sem o chamado “ladrão” (tubo de escoamento de segurança), e é muito importante em casos em que a caixa d’água não suporta o nível da água por alguma falha na vedação do registro de bóia ou torneira bóia,evitando que a água que escorre seja levada para dentro da residência danificando materiais.

Sugestão: Para a instalação da válvula transferidora de pressão é impreterível a existência do “Ladrão”, e o mesmo não pode ser inferior a Ø50mm.

A válvula transferidora de pressão é um produto para uso doméstico, deverá ser instalada em caixa d’água abastecida com água da rede publica. A válvula transferidora suporta até 6,0kgf/cm², mas para o seu perfeito funcionamento a pressão ideal é 2,0kgfcm². Caso a pressão da rede publica exceda o aconselhável, recomenda-se  a utilização da válvula reguladora de pressão.

CORRETA INFORMA: Não instale a válvula transferidora de pressão em rede que possua sistema de aquecimento solar.


E aí, gostou da novidade? Então passe na Correta e garanta já o seu!

É a Correta trazendo a solução ideal para o seu problema.