Soluções Correta para o combate do mosquito Aedes Aegypti

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

O verão acabou, mas a luta contra o mosquito Aedes aegypti está longe de terminar. Com casos cada vez mais frequentes de doenças transmitidas pelo mosquito, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, os órgãos de saúde pública alertam para que a população mantenha a vigilância e continue tomando precauções para evitar a proliferação do inseto.

A Correta também está nessa luta com você, trazendo soluções práticas e eficazes para evitar que o mosquito encontre a água parada para a sua reprodução. São produtos baratos e simples para se ter em casa, mas que podem fazer uma grande diferença!

Ralo Antiespuma Tigre

A Tigre, empresa especializada na fabricação de tubos e conexões, já está fazendo a sua parte. Além de caixas de água com fechamento seguro, a empresa lançou o produto Antiespuma Tigre, que tem como principal objetivo evitar o retorno da espuma pelo ralo

Desenvolvido para ser colocado em caixas e ralos sifonados com pouco uso, o Antiespuma impede o acúmulo de espuma e previne que o mosquito tenha contato com a água parada nesses locais.

Eficiente e simples de instalar, confira no vídeo abaixo como fazer:

{source}
<iframe width=”420″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/Hywpn-m6EWE” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>
{/source}

Ralo Protetor Paramax

O Ralo Protetor Paramax tem duas principais finalidades:

  • Impedir o acesso de pragas urbanas como mosquitos, baratas, escorpiões, lacraias, ratos e outros bichos ao interior das residências, através dos tubos e canos de esgoto.
  • Ajudar na manutenção da rede de esgoto evitando o entupimento do mesmo provocado por cabelos, pêlos, resíduos e objetos que passam pelos ralos

Além de ser um produto de uso doméstico, pode ser usado em locais que requerem alto nível de higienização, como hospitais, hotéis, restaurantes, indústria farmacêutica, alimentícia etc.

O Ralo protetor Paramax cumpre com essas funções de forma ecologicamente correta, por se tratar de uma barreira física e não química.

Bastante simples de instalar, confira o passo a passo:

Aplicação de tela no cano ladrão da caixa d´água

O extravasor de água, conhecido como ladrão, é um cano que serve para escoar o excesso de água quando o nível máximo da caixa for superado.

Apesar de sua utilidade, essa peça atua como vilã quando se trata de combater o Aedes aegypti. Isso porque é comum que ali se acumule água parada e a falta da tela protetora na caixa d’água torna o equipamento um dos principais criadouros do mosquito.

Medida simples, colocar uma tela protetora nas caixas d’água e no ladrão das caixas que não são rosqueáveis, impede a entrada de mosquitos.

Limpeza e vedação de caixas d’água

A caixa d’água pode se tornar um dos principais criadouros do mosquito se não estiver devidamente tampada e limpa, por isso muita atenção com a sua!

Observe nesse passo a passo simples, como proceder para manter sua caixa d’água sempre higienizada:

Além da limpeza, é necessário fazer a correta vedação, pois quando mal fechadas ou destampadas, as caixas podem permitir a entrada de pequenos insetos e até mesmo o acúmulo de impurezas, deixando a água imprópria para consumo. Por essa razão, os modelos que possuem trava ou tampas rosqueáveis são os mais seguros.

A Fortlev, parceira da Correta, traz em seu portfólio de produtos diversas opções de reservatórios que atendem a esses requisitos. Feitas em polietileno, os modelos tradicionais de caixas d’água vêm com sistema de trava nas tampas, e nos modelos de Tanque Fortplus, as tampas são rosqueáveis, com 1/4 de volta, que garantem vedação total e qualidade da água.

Prefeituras de vários municípios vêm empreendendo mutirões para fazer a correta vedação das caixas d’água de suas cidades, pois muita gente deixa a caixa aberta ou tampada apenas com plástico. Isso não funciona, porque o plástico forma poças e também serve de criadouro.

No caso de falta da tampa original, o ideal é colocar uma tela de mosquiteiro bem presa sobre a caixa d’água e, sobre ela, uma telha de amianto.

Na Correta você também encontra telas para caixas d’água. Não abra mão dessa medida simples que faz muito pela saúde de todos.

Limpeza de calhas e canos

Pesquisas realizadas em campo mostram que os grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Limpe os vasos de plantas

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia ou sal. A areia conserva a umidade e ao mesmo tempo evita que e o prato se torne um criadouro de mosquitos.

Jogue embalagens e recipientes no lixo

Qualquer recipiente, por menor que seja, como uma pequena lata de refrigerante, pode se transformar em um criadouro dos mosquitos. Por isso, é importante não descartar objetos no meio da rua e/ou terrenos baldios. Jogue-os no lixo e mantenha a lixeira tampada.

Opte por modelos de lixeira com tampa e cuidado para que nunca permaneçam abertas. A Correta disponibiliza vários modelos que combinam com qualquer ambiente. Não há desculpa para deixar esse simples cuidado passar.

Medidas básicas de prevenção

Alguns cuidados são bastante simples de tomar e essenciais para evitar que ambientes propícios a proliferação do mosquito sejam criados. Se ainda resta alguma dúvida, confira o resumão abaixo:

Faça a sua parte nessa campanha que tem como objetivo cuidar da saúde de todos nós.

É a Correta, com você, na luta contra o mosquito Aedes aegypti.