5 Passos para seguir antes de iniciar uma reforma

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Seja a primeira ou a milésima reforma, todo mundo passa por uma série de dúvidas. Qual material usar, qual profissional contratar, o tempo que vai durar, quais detalhes precisam ser pensados para evitar complicações durante a execução da obra…

Para conquistar os resultados desejados, é importante que exista um controle e planejamento de obras, para que tudo seja conduzido da melhor maneira possível, a fim de minimizar os transtornos e imprevistos que podem comprometer seu orçamento.

É importante seguir estes passos antes de iniciar a reforma:

Defina as prioridades

Entenda os motivos de se começar a reforma e, com isso, definir prioridades. Por exemplo, se for pintura, é preciso saber a condição das paredes. Quando há vazamentos, infiltrações ou tomadas que não funcionam, acabam se tornando reformas emergenciais e devem estar entre as prioridades resolver estes problemas antes de pintar.

Planeje o custo da obra de acordo com seu orçamento

Um planejamento bem detalhado sobre os custos de materiais e mão de obra são essenciais. O ideal é contratar um arquiteto, design de interiores ou decorador para elaborar o projeto e para acompanhar a obra, seguir o orçamento e minimizar contratempos. Porém, se esse custo adicional estiver fora de cogitação, liste tudo o que você deseja incluir no projeto, crie um esboço das alterações pretendidas e faça orçamentos variados.

Faça um roteiro da obra

Depois de definir as prioridades, pesquisar os preços e fazer o orçamento, é preciso definir em qual ordem serão feitas as etapas da obra. Ter esse esquema em mãos facilita as decisões e organiza melhor o seu tempo.

Geralmente a primeira parte, quando necessária, é a demolição, depois, organizar o esquema elétrico e hidráulico, regularizar o piso e as paredes, o revestimento, instalação da iluminação, pintura, limpeza e, por fim, a decoração.

Contrate um profissional referente ao que precisa

Um profissional capacitado é necessário quando se trata de reparos mais técnicos, como hidráulicos, elétricos ou nivelamento de piso. O especialista estará pronto para responder e solucionar todas as suas dúvidas. Uma dica é ver alguns trabalhos deste profissional prontos, garantindo a observação do nível de qualidade que ele costuma empregar e tempo necessário para realizar.

Defina se os moradores continuarão no imóvel

Um passo fundamental é definir se você e sua família continuarão morando no local. Caso decidam sair, é necessário resolver onde vão ficar. Essa decisão deve ser tomada de acordo com suas condições financeiras e do tempo previsto da obra, pensando na conveniência e comodidade desejada durante o período.

Depois de pensar bem na sua obra, passe na loja Correta mais próxima e faça seu orçamento. Aproveite a Temporada de Reforma da Correta!

Vem que na Correta tem todos os materiais que seu projeto precisa.