7 dicas de revestimentos para bancadas de cozinha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Local onde toda ação acontece, a bancada é definitivamente a estrela da cozinha.

Essencial para o preparo de alimentos, podemos até optar por um fogão menor, se for necessário, para ganhar mais espaço livre na bancada.

E por todas essas razões, ela merece um revestimento bonito e funcional, que faça da sua cozinha um lugar ainda mais agradável.

Veja algumas opções de revestimentos que vão deixar a sua bancada incrível.

Porcelanato

Revestimento de alta resistência, o porcelanato é perfeito para bancadas. Fácil de instalar, ele é quase como se fosse uma placa única, apenas com as juntas dos encontros entre as peças, o que confere grande qualidade ao seu acabamento. Além disso, o porcelanato é fabricado nas mais diversas tonalidades e texturas, e conta com o diferencial de que a cuba pode ser “esculpida” na bancada, formando uma peça única e sofisticada.

Concreto

Escolha moderna para o projeto da área da pia e bancada da ilha, o concreto é prático, econômico e combina facilmente com outros revestimentos.  No entanto, devido a sua porosidade natural, o material deve ser bem tratado para evitar que o contato com a água cause rachaduras e manchas.

Inox

O inox é sinônimo de durabilidade e higiene. Material que possui grande resistência a altas temperaturas e oxidação, é um dos melhores revestimentos para bancadas de cozinha. Sua limpeza é bastante prática, mas cuidado com produtos que possam arranhar ou tirar seu brilho. Apesar do inox conferir uma cara de cozinha industrial ao ambiente, você pode combiná-lo facilmente com revestimentos mais calorosos, como o azulejo. A única desvantagem do material é seu preço, quanto mais resistente e bem-acabado, mais caro.

Epóxi

Pouca gente sabe, mas é possível revestir bancadas com resina epóxi. Esse material conta com a vantagem de não ser poroso, apresentar maleabilidade (possibilitando esculpir a cuba na mesma peça, por exemplo), vir em cores variadas e ser bastante durável. Só é preciso ter cuidado com o calor, pois temperaturas muito altas podem amarelar sua superfície.

Madeira

Temos que admitir que a madeira fica linda em qualquer lugar. Material que dá sensação de aconchego e consegue ser rústico e sofisticado ao mesmo tempo, a madeira é realmente uma tentação. Porém, apesar de ser fácil de instalar, ela não oferece grande resistência a água, calor e objetos pontiagudos, sendo necessário o uso de uma cuba com prancha de alumínio ou aço nas laterais ou, ainda, um tampo de vidro temperado para protegê-la.

Granito

Encontrado em abundância no Brasil, há uma razão para o granito ser popular em bancadas de cozinha: preço acessível e alta resistência das pedras naturais. Durável e fácil de limpar, trata-se de um material clássico, que nunca perde seu encanto.  O granito pode ser encontrado em várias tonalidades, desde as mais claras até o preto absoluto e o marrom absoluto.

Mármore

Um clássico da decoração! A elegância e sofisticação do mármore chamam a atenção em qualquer ambiente em que ele seja usado. Resistente e de fácil manutenção, para ser aplicado em bancadas de cozinha, no entanto, o mármore precisa de um tratamento impermeabilizante. Devido a sua porosidade, ele pode manchar com substância escuras, como café, molhos e vinho.  Infelizmente o mármore precisa ser importado, o que torna seu custo alto.

—————————————————————————————————————————–

Como vimos, as opções são bastante variadas, e se você gostaria de uma bancada de madeira mais resistente, ou uma de mármore mais econômica, há uma solução: o porcelanato. Pois atualmente, existem vários modelos de porcelanatos que reproduzem com perfeição as mais diversas matérias-primas, como madeira, concreto e pedras naturais.

Não acredita? Passe agora em uma das lojas Correta, confira de perto toda versatilidade desse material e entenda por que ele é a melhor solução para você ganhar em estética e economia.

É a Correta pensando no melhor para você e a sua residência.