Três dúvidas frequentes sobre “Piso sobre Piso” 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Uma alternativa que tem conquistado espaço é a técnica do “piso sobre piso”, principalmente por ser uma forma de renovar completamente o piso da sua casa sem gerar entulho, sem barulho excessivo e sem a tradicional sujeira. Essa proposta tem se revelado uma opção eficaz e ecologicamente amigável. 

No entanto, na hora de escolher essa maneira de reformar, é comum surgirem dúvidas. É por isso que a Correta separou três questões mais frequentes sobre o assunto para te explicar. 

Desnível 

Uma dúvida recorrente é relacionada ao desnível do piso. Ao optar por aplicar um novo piso em determinadas áreas da casa, como cozinha ou banheiro, enquanto mantém o piso original nas demais, é muito importante considerar o desnível resultante, que pode atingir cerca de 1 cm entre os diferentes pisos. 

O desnível pode ser contornado com a instalação de soleiras ou baguetes, além de ajustes na altura das portas que se abrem para o ambiente renovado. 

Aderência 

A aderência perfeita do novo piso sobre o antigo é um ponto-chave para o sucesso da técnica. O piso existente deve estar totalmente aderido ao chão ou parede, sem partes ocas ou estufamentos. 

Caso alguma dessas características seja identificada, é necessário remover a parte problemática. Em alguns casos, a fragilidade das peças pode exigir a remoção completa, mas é um esforço que garante a qualidade final da obra. 

Caimento

Para evitar problemas como acúmulo de água, é fundamental que o piso possua um caimento direcionado para um ralo. Infelizmente, essa consideração muitas vezes é negligenciada, resultando em poças indesejadas em cantos inapropriados. 

Nos casos mais graves, a remoção do piso e contrapiso é inevitável para criar uma nova base com o devido caimento. Para isso, conte com profissionais experientes, que podem corrigir imperfeições leves usando argamassa de assentamento. 

Uma recomendação de argamassa que você encontra na Correta é o Cimentcola também conhecido como “Porcelanato e Piso sobre Piso” da Quartzolit.

2 dicas importantes para uma transição bem-feita 

1 – Solicite uma análise minuciosa das condições dos revestimentos existentes ao profissional. 

2 – Ao comprar materiais, certifique-se de que a argamassa de assentamento, conhecida como “cola”, seja específica para piso sobre piso. 

 

Ao adotar a técnica do piso sobre piso, é possível renovar ambientes de forma sustentável, evitando o desperdício de materiais e reduzindo consideravelmente os impactos ambientais. 

Vem que na Correta tem porcelanatos e argamassas especiais para a instalação de piso sobre piso!