Foto: André Fortes

Como pintar azulejos e revestimentos cerâmicos para renovar sua cozinha ou banheiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Dar fim às estampas antigas, disfarçar manchas do tempo ou até eliminar a aparência da cerâmica. Tudo isso é viável, desde que se use a tinta certa

Há duas técnicas para que o jeitão antigo do seu azulejo ganhe cara nova ou até suma. Na primeira delas, mais simples, a aplicação da tinta cobre as cores do desenho original, mas mantém visíveis os relevos tanto dos revestimentos quanto dos rejuntes. A outra opção, mais complexa, elimina de vez qualquer vestígio de cerâmica, deixando a parede lisinha, com jeito de alvenaria convencional. Em ambos os casos, um item merece total atenção: “A tinta correta é fundamental”, avalia o arquiteto Ricardo Miura, sócio de Carla Yasuda.

Produtos recomendados

 

 

 • Suvinil Banheiros e Cozinhas – Epóxi Base Água

Tinta ideal para a pintura de áreas úmidas. Acabamento acetinado. Antimofo. Resistente à limpeza. Altíssima durabilidade. Baixo odor. Disponível em mais de 1500 cores do Sistema SelfColor.

 

 

 

 

 

 • Suvinil Sistema Epóxi – Fundo Branco (OPCIONAL)

Fundo selador catalizável para superfícies externas e internas. Possui ótimo poder selante, assim como grande poder de enchimento e é fácil de aplicar.

 

 

 

 

 

 • Suvinil Massa Acrílica – Exterior e Interior

Alta resistência para áreas úmidas. Nivela e corrige imperfeições da parede.

 

 

Cuidando bem, duram muito

As tintas para azulejo criam um filme que protege e dá cor às peças. Depois de secas, são bastante resistentes – tanto que podem ser limpas com água e sabão neutro, sem o risco de descascar ou descolorir, desde que se evitem materiais abrasivos como esponjas rígidas, escovas grossas e palha de aço.

Como fazer a pintura com o relevo aparente

Foto: André FortesAprenda a pintura que mantém o desenho original do azulejo e o torna mais discreto.

1. Limpe bem a superfície com água e detergente neutro, até eliminar todos os vestígios de sujeira e gordura, tanto das cerâmicas quanto dos rejuntes (caso haja mofo, elimine-o também). Preencha as falhas com massa acrílica.

2. Aguarde a secagem por 24 horas.

3. Prepare a tinta seguindo à risca as recomendações do fabricante.

4. Dê a primeira demão. Dedique atenção especial aos rejuntes para que não fiquem de fora da passagem do rolo.

5. Espere secar (o tempo exigido é indicado na embalagem do produto).

6. Use lixa fina para alisar suavemente a superfície. Um pano seco elimina o pó.

7. Aplique a segunda demão, novamente de acordo com as indicações.

8. Se necessário, dê a terceira demão para cobrir as cores mais difíceis de esconder. Isso normalmente ocorre quando o azulejo original é escuro.

Como fazer a pintura lisa por completo

Foto: André FortesSaiba como deixar a parede lisa, sem vestígios das peças cerâmicas.

1. Com água e detergente neutro, limpe a superfície até eliminar a sujeira, a gordura e o mofo das cerâmicas e dos rejuntes.

2. Aguarde a secagem por 24 horas.

3. Para cobrir os relevos das peças e os rejuntes, aplique uma camada de massa acrílica (massa corrida não adere a essa superfície). Espere secar (entre 24 e 48 h, de acordo com o clima).

4. Depois de seco, é provável que o espaço do rejunte contraia. Se acontecer, aplique mais massa acrílica para nivelar.

5. Use lixa fina para fazer os ajustes finais. Um pano seco retira o pó.

6. Prepare a tinta seguindo as recomendações do fabricante.

7. Dê a primeira demão e aguarde a secagem completa (o tempo exigido é indicado na embalagem do produto).

8. Aplique a segunda demão.

Cuidado nos detalhes

Para que a solução funcione bem, as peças cerâmicas devem estar inteiras, assim como os rejuntes, e firmes na parede. Caso contrário, a tinta não se fixará adequadamente e o trabalho poderá se perder.

Até o início dos anos 2000, era raro encontrar produtos específicos a esse fim. A solução consistia em improvisar com a cara tinta automotiva. “Usei esse truque para pintar os azulejos da cozinha e adorei o resultado. Ficou bonito e fácil de limpar”, fala a empresária Luciana Fuoco, de São Paulo.

Hoje, o mercado dá conta de atender à demanda e apresenta opções elaboradas, como a tinta Suvinil Banheiros e Cozinhas, que reúne em uma só embalagem todas as propriedades do antigo sistema Epóxi da marca, composto por quatro produtos diferentes (Fundo Epóxi, Catalizador Epóxi, Esmalte Epóxi e Diluente), deixando o processo de pintura muito mais simples. Ela oferece grande resistência, mas com baixo odor, já que a diluição ocorre com água e não com aguarrás. Isso contribui para que o consumidor tenha uma aplicação mais confortável. Sem contar que o produto resiste à mesma frequência de limpeza que os azulejos e é tão lavável quanto esse tipo de superfície.

Um único galão de 3,6l rende até 70m2, considerando uma única demão. A secagem do produto também acontece mais rapidamente, no período de 30 a 40 minutos (cada demão).

“O Suvinil Banheiros e Cozinhas tem alta durabilidade, maior rendimento, facilidade durante a aplicação e custo mais baixo, o que o torna bastante atrativo no mercado de tintas. Além disso, também possui características antimofo. É uma ótima alternativa ao quebra-quebra que geralmente está presente na reforma de banheiros e cozinhas.”, explica Mário Lavacca, Gerente da Marca Suvinil.

O odor forte de uma tinta de outra marca atrapalhou a rotina da pedagoga paulista Maria Helena Fuoco, mãe de Luciana. “Copiei a ideia da minha filha, mas tive problemas com uma tinta epóxi de má qualidade. Precisei retirar tudo e investir em outro produto, o que deu muito trabalho”, lembra. Ainda assim, ela viu vantagens na pintura depois de uma reforma na hidráulica do apartamento que quebrou algumas cerâmicas. “Não precisei ir a cemitérios de azulejos procurar peças idênticas às originais. Comprei algumas da mesma medida e cobri tudo com tinta”, detalha.

Inspiração

Confira abaixo alguns ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros, usando paredes lisas nas mais variadas cores. Fotos de projetos de sucesso, criados com as cores da Suvinil.

 [widgetkit id=57]

É a Correta trazendo dicas para renovar sua casa com menos esforço.

Fontes:
http://casa.abril.com.br/materia/como-pintar-os-azulejos-e-renovar-cozinhas-ou-banheiro
https://www.suvinil.com.br/pt/guia-de-pintura/como-pintar/azulejo.aspx?CodProdutoPreparacao=342&CodProdutoAcabamento=537