4 dicas para decorar banheiros e cozinhas com pastilhas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

As pastilhas estão cada vez mais presentes em projetos de decoração de ambientes residenciais, principalmente cozinha e banheiro. Coloridas, transparentes ou monocromáticas, sua variedade de estilos e formatos se adapta a qualquer personalidade.

As pastilhas podem ser encontradas em persos materiais, porém as mais populares são as de vidro e porcelana. As pastilhas de vidro apresentam brilho e transparência se comparadas com as pastilhas de porcelana, porém são mais escorregadias e por isso devem ser evitadas como piso em áreas molhadas. Pastilhas de porcelana possuem alta durabilidade, podem ficar expostas a mudanças climáticas e necessitam de menos manutenção.

Ambos os tipos são produzidos em persas tonalidades e modelos e para ajudar você a escolher qual mais lhe agrada, preparamos quatro dicas para você usar e acertar na hora de decorar banheiro e cozinha com esse material extremamente versátil.

 

Inove na aplicação

A aplicação das pastilhas não precisa ser necessariamente feita em uma parede inteira, do teto ao chão. Elas podem ser usadas em parte ou pequenos detalhes do ambiente, como em uma bancada de alvenaria revestida, acima da pia da cozinha, nas laterais da banheira, apenas para trazer um toque de sofisticação e criatividade.

Uma boa dica é usar as pastilhas para formar uma moldura nos espelhos ou em pisões de meia parede, deixando o restante com revestimento em massa corrida ou porcelanato. Neste caso, dizemos que é uma aplicação de pastilha para detalhes, que também pode ser vista em faixas verticais ou horizontais nas paredes. Esse tipo de acabamento é bem sutil e acrescenta elegância à área sanitária.

 

Atente-se às cores

Para criar espaços contemporâneos, explore as cores no banheiro e não tenha medo de ousar. Misture tons neutros com cores vivas, mas lembre-se que o mais importante na decoração é a harmonia entre os elementos escolhidos.

As cores das pastilhas também podem contribuir para aumentar ou diminuir a sensação de amplitude dos ambientes. Se ele é amplo, o indicado é a utilização de cores não tão claras, para eliminar a sensação visual de sufocamento. Banheiros pequenos pedem por pastilhas mais claras com, no máximo, alternância entre cores escuras para criar um ambiente espaçoso e sofisticado.

Mas se a ideia é quebrar a neutralidade das paredes e do chão, aposte no alto contraste. Uma faixa ou parede com pastilhas ou azulejos coloridos é uma boa maneira de superar o branco e criar uma sensação original.

 

Crie grafismos

 

Quando possuem vários tons, as pastilhas de vidro podem criar uma espécie de movimento que dá um toque todo especial à decoração. Além disso, as diferentes cores disponíveis podem ser bem aproveitadas para criar desenhos ou grafismos.

Há quem goste de xadrez, com os pequenos quadrados, mas você pode criar mosaicos ou persos tipos de estampas em sua decoração para dar mais vida ao ambiente e realmente valorizar o projeto.

 

Aposte em formatos e tamanhos diferentes

Pequenas, cúbicas, quadradas, redondas, retangulares, hexagonais. Pouca gente sabe, mas existe mais de um modelo de pastilhas. As mais fáceis de criar arte e aplicar são as quadradas, mas todas são possíveis dependendo do tipo de desenho a ser criado. O único conselho é se atentar aos alinhamentos, pois formatos diferentes facilitam a confusão na hora da aplicação.

Assim como as cores claras, as pastilhas pequenas podem modificar a sensação de amplitude em um cômodo, mas é preciso tomar cuidado com os tamanhos. Áreas maiores, como piscinas, pisos e paredes, pedem formatos grandes.

Na Correta você encontra persos modelos de pastilhas produzidos por fabricantes renomados, como Portobello, Colortil e Atlas.

Visite uma de nossas lojas e se surpreenda com a qualidade e persidade desse material que dá um toque especial a qualquer residência.

É a Correta trazendo inovação e beleza para o seu lar.

 

Fonte: Blog Portobello