Saiba como escolher a coifa certa para a sua cozinha

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

Todo mundo aprecia uma boa refeição caseira. Nada como aquele almoço de domingo farto e bem saboroso. Mas, especialmente se a sua cozinha é pequena, o cheiro que fica no ambiente e se espalha pelo resto da casa pode incomodar bastante.

Não abrimos mão da batata frita com bife, mas casa cheirando a fritura e fumaça ninguém merece.

É aí que entra a maravilhosa Coifa, a salvação do bom aroma da sua residência.

Fabricadas para livrar a sua cozinha dos odores produzidos durante o preparo de alimentos, as coifas são práticas, funcionais e já fazem parte da decoração.

Graças a procura cada vez maior, é possível encontrar vários modelos de coifas disponíveis no mercado.

Mas antes de comprar a sua, confira o que você precisa saber para não errar na escolha.

Tipo

Há dois tipos de coifa que se referem ao seu local de instalação: teto (ilha) ou parede.

Muito usadas em cozinhas mais amplas, as coifas do tipo ilha podem ser instaladas isoladas, no meio do ambiente, sobre fogões ou cooktops em ilhas de cocção.

Fixadas no teto da cozinha, devido ao seu peso elas devem ser instaladas diretamente no teto e jamais no forro de gesso ou madeira.

Já as coifas do tipo parede, mais comuns, são instaladas na parede da cozinha, sobre o fogão.

Porém, calcule bem o espaço disponível antes de escolher a sua, ela deve estar a pelo menos 50mm de distância de paredes laterais ou armários.

Potência e Tamanho

O tamanho do ambiente e a frequência de uso são fatores que devem ser levados em consideração no momento de determinar a potência de sucção que sua coifa deve ter.

Para se ter uma ideia mais precisa, recomenda-se multiplicar o volume do local (comprimento x largura x altura) por dez. Veja o seguinte exemplo:

“Para uma cozinha de 6m de comprimento por 4m de largura com uma altura de 2,4m a sucção necessária será calculada da seguinte forma: (6 x 4 x 2,4) x 10 = 576. Assim, qualquer coifa com uma potência de sucção igual ou superior a 576 metros cúbicos por hora garantirá que o tratamento de todo o ar desta cozinha seja feito no mínimo 10 vezes por hora”.

Em relação ao tamanho, para fogões de quatro bocas recomenda-se o uso de uma coifa de 60 ou 70cm.

Já para fogões de cinco ou seis bocas, pode-se utilizar coifas de 80, 90 ou 120cm. Importante ressaltar que a vazão influi no dimensionamento dos dutos, ou seja, quanto maior a vazão da coifa, maior o duto.

Há ainda que se considerar a distância entre fogão e coifa. A distância mínima recomendada entre os dois produtos é de 65cm para os modelos elétricos e 75cm para fogões à gás.

Pronto para comprar a sua? Analise sua cozinha, anote as informações necessárias e venha para a Correta buscar a sua.

Temos diversos modelos de coifas das melhores marcas para você acertar na escolha.

É a Correta prezando pelo seu conforto e bem estar.