Tipos de muros e cercas ideais para deixar sua casa bonita e protegida

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on print

A maioria das pessoas que mora em casa precisa construir um muro de proteção, ou no mínimo uma cerca para separar seu terreno do dos vizinhos.

Isso porque, além de oferecer proteção, muros e cercas servem para limitar propriedades, manter animais dentro (e fora), demarcar o espaço entre duas casas, fechar um jardim e também decorar.

Atualmente, há vários materiais que podem ser usados para construir essas divisórias, e tudo depende do estilo decorativo da fachada da casa e do ambiente no qual se encontram.
Confira algumas opções e dicas para fazer a melhor escolha para a sua residência!

Muro de tijolos

Opção mais comum, os muros feitos de tijolos são resistentes, econômicos e versáteis. Se forem de tijolinhos a vista, eles já ficam um charme por si só. Mas se quiser, você ainda pode combiná-los bem com outros materiais, como madeira e metal. E se não gosta da aparência deles “crua”, uma boa mão de tinta resolve!

Cercas de ferro

As cercas ou portões, em forma de gradil, também são outra opção bastante popular, especialmente entre quem prefere ter alguma visão do lado de fora. Elas podem ser fabricadas com diversos materiais, sendo o ferro forjado e o aço os mais utilizados, devido a sua resistência. Para deixar a fachada mais bonita, podem ser pintadas combinando com a cor da casa e usadas em conjunto com outros materiais.

Cercas de madeira

Apesar de soar como algo vulnerável, ou até mesmo campestre, a madeira pode assumir perfeitamente a função de delimitar o espaço das residências, de maneira charmosa e sofisticada. Podem ser utilizados vários tipos de madeira, preferivelmente as mais resistentes, como o jatobá e o ipê (que mesmo assim devem receber tratamento periódico contra a ação do tempo). Você pode escolher usar ripas, tábuas ou painéis, sendo que a montagem dela irá definir o tipo de fechamento e a altura da cerca.

Muro de pedra

Material que dá um toque rústico na decoração, os muros de pedra são resistentes, bonitos e não deixam de trazer requinte ao ambiente. Assim como a madeira, existem vários tipos de pedra que podem ser usadas, sendo a canjiquinha uma das escolhas mais populares.

Muro de porcelanato

Embora o porcelanato não possa ser usado como material exclusivo na construção de muros, ele com certeza é perfeito para revestir estruturas de tijolos, trazendo toda sua exclusividade ao acabamento. Com diversos tipos de porcelanatos apropriados para uso externo, você pode dar ao seu muro a aparência que quiser, desde madeira, até cimento queimado, pedras e opções com volume e textura diferenciadas. Quando se trata de porcelanato, o céu é o limite!

E aí, gostou dessas dicas? Agora você já sabe que não precisa se prender ao básico quando for construir ou reformar seu muro.

Inspire-se, passe na Correta, escolha os materiais que precisar e construa o projeto dos seus sonhos.

É a Correta criando com você.